Final da Olimpíada de IA em Goiás premia vencedores com intercâmbio na Inglaterra
22 novembro 2025 às 14h18

COMPARTILHAR
- Com informações de Ton Paulo
A final da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada acontece neste sábado, 22, na Campus Party Goiás, reunindo as 20 melhores equipes do estado em busca do pódio. Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão a oportunidade de participar de um intercâmbio de um mês na Inglaterra no segundo semestre de 2026, como parte do programa Goiás pelo Mundo, que tem o objetivo de internacionalizar talentos goianos.
Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT), a competição estadual está em sua segunda edição e já envolveu mais de mil alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas. Após etapas online, 30 equipes chegaram à fase presencial, e hoje disputam o desafio “Inteligência Artificial na Saúde para apoio a políticas públicas”.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, o evento representa um marco para Goiás: “A Campus Party desperta a paixão pela tecnologia em todas as gerações. Através do nosso Centro de Excelência em IA e do Núcleo de Ética em IA, queremos que Goiás se torne um polo de inovação, discutindo aplicações práticas e éticas da inteligência artificial. Com a Olimpíada, estimulamos jovens a conhecer, praticar e se apaixonar pela tecnologia desde cedo.”
Henrique Costa dos Santos, 14 anos, aluno do Arena e um dos finalistas da competição, contou sobre a experiência: “É uma experiência muito boa e nova. Isso nos motiva a aprender mais, programar e nos preparar melhor para o futuro, influenciando inclusive nossos colegas. Meu interesse por programação começou desde pequeno, inspirado por filmes de ficção científica, e participar da Olimpíada só reforçou minha paixão pela área.”

O anúncio oficial dos vencedores será às 18h, no palco principal da Campus Party Goiás, consolidando a Olimpíada como um importante catalisador de talentos tecnológicos no estado.
Leia também:
