Finados: Mais de 50 mil pessoas devem visitar cemitérios de Aparecida de Goiânia
31 outubro 2018 às 08h38

COMPARTILHAR
Manutenção dos locais foi intensificada e ações religiosas vão acontecer durante todo o feriado

Com a proximidade do Dia de Finados, na próxima sexta-feira (2/11), a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas visitem os cemitérios de Aparecida de Goiânia para rezar, acender velas, enfeitar jazigos e prestar homenagens aos que faleceram.
Para garantir que tudo estará tranquilo, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, visitou os Cemitérios Boa Esperança, no Setor Buenos Aires e Central. O gestor vistoriou as obras que estão sendo realizadas nos dois espaços públicos há alguns dias.
Segundo o prefeito, os aparecidenses e visitantes terão tranquilidade no Dia de Finados. “Esse é um momento onde as pessoas tendem a vir homenagear seus entes queridos e nosso trabalho é cuidar desse espaço para que as pessoas se sintam bem, num espaço onde tenham conforto por isso reformados os Cemitérios Central e o Boa Esperança. Foi um trabalho muito bem feito e as pessoas podem vir poque os cemitérios estarão com um ambiente harmonioso e de paz no Dia de Finados”, disse.
Ações para o Dia de Finados
A manutenção aos cemitérios foi intensificada nos dias que antecedem o feriado. A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida, responsável pela manutenção dos cemitérios, está fazendo toda a limpeza, roçagem, pintura e urbanização. Além disso foram construídas calçadas e passarelas que darão mais conforto aos visitantes e vão permitir que cadeirantes tenham acesso aos túmulos.
No Cemitério Boa Esperança uma praça foi construída com bancos e área de convivência para que as pessoas tenham mais conforto quando forem visitar seus entes queridos. “Os cemitérios estavam precisando de um zelo, de uma reestruturada, e isso foi feito. A praça, por exemplo, é um lugar de convivência. Quem chega nos cemitérios de Aparecida hoje sente que o ambiente foi bem cuidado”, afirma.
Ações religiosas também foram pensadas e missas serão celebradas nos dois cemitérios de Aparecida. No centro, a primeira acontecerá às 8h na entrada com a presença de autoridades do município. Outras duas celebrações acontecerão às 10h e às 16h na capela do ambiente. Quem for ao Cemitério Boa Esperança também vai participar de missas nos mesmos horários. Um diferencial desse ano será a apresentação de músicas ao vivo por recital.
Deslocamento
Para facilitar o tráfego dos visitantes, a linha de ônibus 103 vai funcionar em caráter especial apenas no dia 2, das 7h às 18h, levando pessoas do Terminal Araguaia até o maior cemitério público da cidade, o Boa Esperança, a cada hora. As viagens são feitas todos os anos graças a uma parceria da prefeitura de Aparecida e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).
Saúde
Equipes da Saúde de Aparecida também estarão à disposição para realizar aferição de pressão e testes de glicemia nos visitantes. E ambulâncias vão garantir que os presentes tenham atendimento rápido caso seja necessário. Outros servidores da administração vão colaborar dando informações e recebendo os visitantes.