Com o objetivo de estreitar o comércio com empresários indianos, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e dos sindicatos Sifaeg e Sifaçúcar, André Rocha, cumpre agenda na Índia nesta semana. Ele acompanha a delegação empresarial brasileira durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.

Ao Jornal Opção, Rocha explicou a relevância dos eventos em curso na Índia e como eles se conectam à estratégia de expansão comercial do Brasil: “Está acontecendo aqui na Índia um grande encontro, um ‘summit’, como eles chamam, voltado para inteligência artificial. Também haverá uma cúpula, o Fórum das Lideranças Brasil-Índia, que reunirá cerca de 700 empresários, sendo 400 indianos e 320 brasileiros.”

O primeiro compromisso do presidente foi nesta quarta-feira, 18, com um jantar estratégico promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA). O encontro reuniu o presidente da ISMA (India Sugar & Bio-energy Manufacturers Association), representantes do setor bioenergético indiano e lideranças brasileiras, incluindo Evandro Gussi e Eduardo Leão. A pauta incluiu a ampliação do comércio bilateral, a cooperação em bioenergia e a construção de parcerias estratégicas entre Brasil e Índia.

“O Brasil está buscando abrir novos mercados para vários produtos brasileiros, principalmente depois do que ocorreu com o Tarifácio. Além disso, há a questão do estreitamento das relações comerciais entre os dois países”, afirmou.

O presidente destacou também áreas de interesse estratégico para ambos os países, lembrando experiências recentes de visitas e reuniões com empresários indianos. Ele ressaltou a relevância de Goiás como polo industrial e agroindustrial e o papel do estado na agenda de expansão comercial do Brasil:

“Ano passado estive na Índia com a Ambição Empresarial, liderada pelo governador Ronaldo Caiado. A Índia tem interesse, e o Brasil também, na produção de alimentos e na indústria farmacêutica, setores com grande complementaridade”, ressaltou.

A agenda empresarial se sustenta em dados que mostram o potencial da parceria. Em 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Índia atingiu US$ 12,1 bilhões, com destaque para os setores automotivo, eletrônico, de equipamentos médicos, softwares e serviços de tecnologia da informação, áreas com alto potencial de crescimento e inovação industrial.

No dia 20 de fevereiro, às 15h30 (horário da Índia), a delegação participará da inauguração oficial do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Nova Délhi, com a presença do presidente Lula. O evento reforça a presença institucional do Brasil no país e fortalece a promoção comercial.

No dia 21, será realizado o Fórum Empresarial Brasil–Índia 2026, em Nova Délhi, reunindo empresários, autoridades e investidores de ambos os países. O evento é promovido pela CNI, em parceria com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICCI), e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os setores privados e apresentar recomendações conjuntas aos governos.

Durante o fórum, André Rocha terá fala institucional, representando o setor industrial brasileiro em painel estratégico que contará com a presença do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: Mabel anuncia iluminação para trecho final da GO-020 após furto de cabos