Festival do Cerrado promove ciência, cultura e integração em Pirenópolis

24 agosto 2025 às 09h27

COMPARTILHAR
No mês em que se celebra o Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove, entre os dias 3 e 5 de setembro, o II Festival do Cerrado, realizado na Unidade Universitária de Pirenópolis. Com o tema “Águas, Culturas e Saberes do Cerrado”, o evento conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep 2025), voltado ao financiamento de atividades de relevância nacional.
A edição reunirá palestrantes e conferencistas de diferentes universidades brasileiras, como UFMG, Unesp, UFMT, UFT e UnB. A expectativa é de ampla participação da comunidade acadêmica da UEG, envolvendo professores, pesquisadores e estudantes de diversos câmpus e áreas de formação.
De acordo com a organizadora-geral, professora Poliene Soares dos Santos Bicalho (PPG Teccer|UEG), o festival terá palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, feiras de produtos e apresentações culturais e artísticas. Além de valorizar a produção científica, o encontro busca aproximar a universidade de comunidades tradicionais, povos indígenas, gestores públicos e sociedade civil.
“É muito importante que toda a comunidade de alunos e professores da UEG, assim como de escolas públicas e privadas e outros setores da sociedade, aproveitem essa oportunidade para conhecer mais sobre o segundo maior bioma do Brasil, entendendo a sua relevância para a vida de todos os seres vivos, inclusive os humanos”, diz a professora.
A coordenadora do PPG Teccer, professora Divina Aparecida Leonel Lunas, reforça que o festival se consolida como um dos maiores eventos de divulgação científica sobre o Cerrado, integrando a Semana Nacional do Cerrado.
Segundo ela, a iniciativa alia extensão, pesquisa e ensino: oficinas abertas à comunidade, apresentação de trabalhos científicos e atividades de campo em Pirenópolis. “Aberto a todos, o festival busca popularizar a ciência e ampliar o debate sobre a importância do Cerrado. Outro aspecto fundamental é garantir a participação das comunidades tradicionais nas discussões e decisões que serão tomadas”, explica.
Inscrições
As inscrições permanecem disponíveis. Para estudantes da educação básica, representantes da comunidade e interessados sem necessidade de certificado, a participação é gratuita até 3 de setembro. Já para ouvintes, a taxa é de R$ 25, com prazo até 5 de setembro.
Inscrições e programação completa podem ser acompanhadas através do link.
Leia também
Pecuária gratuita expõe o desconforto da elite de Goiânia com o acesso popular à cultura