O Por Aí Festival inicia sua temporada 2026 na segunda-feira, 2, com atividades de educomunicação e cinema goiano na Escola Municipal Professora Silene de Andrade. O projeto, que está em seu terceiro ano, vai até sexta-feira, 6, e oferece oficinas, mostra de filmes, palestras e bate-papos com produtores locais. Todas as atividades são gratuitas e buscam valorizar a cultura local e o uso do audiovisual como ferramenta pedagógica.

Em 2025, o festival foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), o que permitiu a criação do CineON, a primeira plataforma de streaming com filmes goianos voltados a temas como educação antirracista, meio ambiente, cultura regional, letramento digital e respeito à diversidade. Os conteúdos podem ser acessados gratuitamente pelo site do festival e servem como recurso educativo para alunos e docentes. A iniciativa reforça a importância de conectar o público com produtores locais e democratizar o acesso ao cinema goiano.

Após as atividades no Colégio Silene Alves, o Por Aí Cinema Itinerante seguirá para outros colégios públicos de Goiânia e região metropolitana. O festival firmou parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Secretaria de Estado da Educação (Seduc Goiás) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. O catálogo completo e a programação estão disponíveis no site e no Instagram do festival.

Leia também: Secult prevê R$ 14 milhões para editais culturais em Goiânia