Fernando Henrique responde acusações de internautas pelo Twitter
15 março 2019 às 19h26

COMPARTILHAR
Ex-presidente foi acusado de ter apartamento de luxo em Paris. “Não tenho nem nunca tive”
O presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu responder a acusações de internautas pelo Twitter. “Não tenho nem nunca tive apartamento ou qualquer propriedade no exterior. Divulgar o contrário é mera difamação que não merece resposta. Idem sobre compra de votos. Basta ler meus Diários da Presidência para ver como agi”, disse em resposta a usuários que atribuíram a ele, imóvel na França.
“Deveria estar na França em seu belo apartamento e ficar quietinho”, disse um, enquanto outro afirmou que “FHC é um dos corruptos mais ativo e cínico do País, apesar de viver a maior parte do ano em Paris, no seu suntuoso apartamento”.
Os ataques ao ex-presidente começaram após o mesmo se manifestar sobre o ocorrido em Suzano, São Paulo, e contra o armamento de civis. “A chacina da escola de Suzano requer solidariedade às vítimas e reflexão: falar em armar professores é um desatino. Armas devem estar nas mãos de policiais e militares que saibam usá-las para proteger cidadãos e retira-las de bandidos que atazanam o povo”, tuitou.
Fake news
A história de FHC, como é conhecido o ex-presidente, possui um apartamento de 11 milhões de euros em Paris é antiga, mas também já foi desmentida há alguns anos. Em 2015, o site de fact-checking boatos.org (um dos pioneiros no Brasil) verificou estas denúncias.
Além do próprio Fernando Henrique, em nota de esclarecimento à época, o jornalista Luís Nassif, abertamente contrário ao ex-presidente, também se manifestou. O imóvel atribuído a ele, conforme o profissional de imprensa, pertencia, na verdade, à família do ex-governador Abreu Sodré. Destaca-se que a primeira vez que esse boato foi mencionado (e desmentido) aconteceu em 2002.