Moradores e motoristas que utilizam diariamente os acessos às cidades de Rialma, Ceres, Carmo do Rio Verde, São Patrício e municípios vizinhos manifestaram insatisfação nas redes sociais após o fechamento de uma entrada tradicional da BR-153.

Um vídeo que circula nas redes mostra um usuário revoltado com a mudança no tráfego e os transtornos causados pela interdição. Nas imagens, um morador afirma que o bloqueio do acesso tem obrigado os condutores a utilizarem outro trevo, o que aumenta significativamente o percurso.

“Todo mundo está insatisfeito com o pessoal ter fechado a entrada para a cidade. Tiraram um acesso que já existe há muito tempo e querem que o pessoal dê uma volta enorme”, reclama. Ele reforça que a insatisfação é generalizada: “Ninguém, repito, ninguém está satisfeito com essa atitude”. Veja:

Além do aumento no tempo de deslocamento, os usuários apontam risco à segurança viária. Segundo o relato, há concentração de veículos aguardando para realizar conversões em um ponto considerado perigoso, situação que teria se agravado após a mudança no fluxo.

“Eu acho que primeiro deveria fazer um viaduto ou algo similar para facilitar a vida das pessoas, não atrapalhar e complicar”, afirma o morador no vídeo, ao criticar a retirada do acesso antes da conclusão de obras estruturais. Ele também menciona a falta de visibilidade no local, o que aumentaria o risco de acidentes.

Procurada pela reportagem, a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelo trecho, informou que o fechamento do Acesso Sul do município de Rialma foi realizado de forma definitiva para o sentido norte de circulação da BR-153, em razão da remodelação do fluxo decorrente das obras de ampliação e duplicação em andamento no local.

A empresa esclarece que o acesso no sentido sul permanece inalterado, permitindo que os usuários utilizem a via “em segurança, sem retenções”. Como alternativa provisória, a concessionária orienta que os motoristas que trafegam no sentido norte e desejam acessar Rialma e Ceres se desloquem até um acesso localizado a cerca de 2 quilômetros, no sentido Nova Glória.

Em nota, a Ecovias do Araguaia pede maior atenção dos usuários nos trechos em obras e solicita que os motoristas não realizem manobras proibidas, priorizando acessos regulares, sinalizados e seguros.

A concessionária também destaca que as intervenções seguem projeto previamente aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que, segundo a empresa, foi apresentado e debatido com lideranças do município.

Ainda conforme a Ecovias, como parte das melhorias previstas na duplicação da rodovia, estão programadas a construção e adequação de dois novos viadutos, com o objetivo de garantir mais comodidade e segurança aos motoristas.

O Jornal Opção também ouviu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que alerta que manobras irregulares no trecho configuram infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Realizar conversão em local proibido é infração grave, com multa de R$ 195,23.

Já realizar retorno em local proibido é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. Segundo a PRF, essas condutas, por si só, não são crimes, mas podem se tornar crime caso resultem em lesões corporais ou morte, situação em que os motoristas poderão responder também na esfera penal.

Nota da Ecovias do Araguaia

“A Ecovias Araguaia esclarece que efetuou o fechamento do Acesso Sul do município de Rialma de forma definitiva para o sentido norte de circulação da BR-153 devido à remodelação do fluxo decorrentes das obras de ampliação e duplicação que estão em andamento no local. Informa que o acesso sentido sul da via permanece inalterado e os usuários poderão acessá-lo em segurança, sem retenções.

Como alternativa, até a conclusão em definitivo das obras no local, os usuários que desejarem acessar o município de Rialma e Ceres a partir do sentido norte de tráfego, deverão deslocar-se até o acesso a cerca de 2 km, sentido Nova Glória, podendo, assim, realizar o acesso em segurança ao município.

A Concessionária reafirma seu compromisso com a segurança viária e pede maior atenção aos usuários que circulam nos trechos de obras. Solicita também que os motoristas não realizem manobras proibidas, priorizando acessos regulares, sinalizados e seguros para conversão.

Reforça ainda que segue projeto previamente aprovado junto à ANTT, apresentado e debatido junto a lideranças do município. Como parte das melhorias que serão realizadas nas obras de duplicação, estão previstas ainda a construção e adequação de duas novas passagens em desnível (viadutos), garantindo, assim, mais comodidade aos motoristas.”

Leia também: