Os Estados Unidos aprovaram o uso do medicamento Vowst, desenvolvido pela Seres Therapeutics, para tratar infecções intestinais graves. O remédio é feito de bactérias benéficas encontradas em fezes humanas, oferecendo uma alternativa aos transplantes de microbiota fecal. 

Aprovado pela FDA, o Vowst é uma cápsula oral destinada a adultos que lutam contra o Clostridium difficile (CDI). Esta bactéria pode causar sintomas graves, como náuseas, cólicas e diarreia intensa. A infecção afeta cerca de 500 mil americanos por ano, com 15 a 30 mil mortes relatadas. 

O tratamento é indicado para pacientes com mais de 18 anos de idade que já foram tratados com antibióticos, os quais podem prejudicar os microrganismos benéficos do intestino. 

Segundo a FDA, em um estudo com 180 pacientes, 88% dos indivíduos que tomaram o medicamento não apresentaram reinfecção após oito semanas, enquanto que apenas 60% dos que receberam placebos tiveram o mesmo resultado. 

O tratamento consiste em quatro cápsulas por dia, durante três dias consecutivos. Alguns efeitos colaterais comuns incluem inchaço, constipação e diarreia.