A Globo Rural realizou nesta quinta-feira, 25, em São Paulo, o evento de entrega do Prêmio Fazenda Sustentável. As propriedades que concorreram à premiação estão distribuídas por 20 estados e se dedicam a 30 diferentes atividades produtivas do agronegócio brasileiro. O evento apresenta anualmente, as pequenas, médias e grandes propriedades rurais que mais se destacam em boas práticas ambientais, sociais e econômicas.

Na categoria Grandes Propriedades, a vencedora foi a Fazenda Roncador, de Querência (MT). Com 70 mil cabeças de gado e lavouras de grãos, a propriedade tem 30 mil hectares de área produtiva e preserva outros 24 mil hectares. Na relação de práticas sustentáveis da Roncador figuram mensuração auditada de emissões e sequestro de carbono, aproveitamento de resíduos de animais e integração lavoura-pecuária. Na parte social, uma das iniciativas é a oferta de bolsas de estudos para funcionários.

A terceira colocada foi a Fazenda Pamplona, que pertence à SLC Agrícola e fica entre os municípios de Cristalina e Luziânia (GO) e Unaí (MG). Programa de economia circular e iniciativas de desmatamento zero, agricultura regenerativa e de baixo carbono são algumas das ações da fazenda.

A edição 2025 recebeu inscrições de estabelecimentos de 20 estados. Minas Gerais, com 24 inscrições, foi a unidade da federação com o maior número de concorrentes. Depois, pela ordem, ficaram Mato Grosso do Sul e São Paulo, ambos com 22, Rio Grande do Sul (nove), Paraná (sete) e Mato Grosso (seis).

Programa de economia circular e iniciativas de desmatamento zero são alguns dos destaques da Fazenda Pamplona | Foto: Reprodução

Leia também: Vídeo de rebanho milionário em fazenda de Goiás viraliza nas redes sociais