Falha em capsula funerária causa desaparecimento de cinzas de 166 pessoas no espaço

08 julho 2025 às 15h28

COMPARTILHAR
A startup alemã The Exploration Company (TEC) perdeu uma cápsula espacial que transportava cinzas de 166 pessoas de volta para suas famílias. O módulo “Nyx Mission Possible” deveria ter devolvido as urnas funerárias à Terra após orbitar o planeta duas vezes no fim de junho. A comunicação com a cápsula, no entanto, foi perdida durante a reentrada na atmosfera.
Além dos restos mortais humanos, o módulo também transportava material vegetal e sementes de cannabis. A carga fazia parte de um experimento sobre os efeitos da microgravidade no cultivo da planta, com foco em futuras missões a Marte.
A missão foi realizado pela TEC em parceria com a empresa americana Celestis, que oferece voos memoriais ao espaço. Nesse serviço, famílias enviam cinzas ou amostras de DNA de pessoas e animais de estimação para uma homenagem póstuma.
Após orbitar a Terra, a cápsula retorna. Em 2024, a empresa já havia enviado ao espaço os restos mortais de pessoas ligadas à obra de ficção científica Star Trek, incluindo o criador da série, Gene Roddenberry.
Para lançar uma grama de cinzas ao espaço o valor varia de 3.495 dólares (R$ 19 mil) a 49.995 dólares (R$ 274 mil).
Leia também