COMPARTILHAR

Nascido em Dois Córregos, Carlos Nascimento — 70 anos em dezembro deste ano — trocou o jornalismo pela roça. Pela vida difícil — mas prazerosa — de produtor rural.

Depois de brilhar no “Jornal Hoje”, no “Jornal Nacional” e no telejornalismo do SBT, com longa militância profissional, Carlos Nascimento optou por uma vida, digamos assim, mais sustentável, tranquila e simples.

Com a cara, a coragem e a família, Carlos Nascimento decidiu se mudar para o interior de São Paulo, onde é dono de uma fazenda, numa região serrana. Ele se tornou criador de gado e produz café.

Como noutras fazendas, o produtor rural — palavra chique para definir o “roceiro” — Carlos Nascimento levanta-se cedo. Ele próprio faz o café e sai para cuidar das galinhas e do gado e para verificar como está a plantação ou a colheita de café.

“Se isto é ‘morar no meio do mato’, eu moro mesmo e me incluo entre os que fazem algo de útil pelo Brasil”, afirma Carlos Nascimento. Por sinal, o PIB cresceu 0,8% no último mestre de 2024 por causa da agricultura e dos serviços.

Carlos Nascimento, na região de sua fazenda, é um dos defensores da preservação ambiental e um combatente contra incêndios.