COMPARTILHAR

Após reunião com empresários e análise de dados epidemiológicos, nova orientação da Prefeitura será publicada no Diário Oficial. Não cuprimento não será punido

Estabelecimentos são orientados a exigir comprovante de vacinação. | Foto: reprodução

A Prefeitura de Goiânia adotará novas medidas para conter a disseminação do coronavírus na capital. Após reunião com empresários e análise de dados epidemiológicos, os estabelecimentos serão orientados a exigir comprovante de vacinação de, no mínimo, duas doses para acesso de clientes.

O documento que contém a previsão será publicado no Diário Oficial do Município. A orientação não será obrigatória, mas terá, por hora, caráter educativo. O estabelecimento que optar por não cumprir não será punido. Os locais continuam autorizados a funcionar em horário normal com restrições de lotação e distanciamento.

Apesar de ver Goiânia à frente de outras cidades brasileiras na luta contra Covid-19, o prefeito impôs a medida. Mesmo assim, não há previsão de imposição de Decreto. Para o secretário de Saúde do município, a orientação é suficiente. “O prefeito se preocupou muito com a liberdade, a democracia, a individualidade de cada cidadão goianiense, mas pediu que a secretaria de saúde fizesse o reforço em que estabelecimentos que exijam a vacinação completa se portem como estabelecimentos de segurança”, afirmou Durval Pedroso.

Alguns protocolos em Goiânia:

Bares, restaurantes, casas de espetáculo, boates e similares seguem autorizados a funcionar com os protocolos de distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas com respeito à limitação de 60% da capacidade de ocupação máxima do espaço. Os centros comerciais, bem como galerias e shopping centers, devem obedecer o limite de 60% da capacidade de lotação.

A realização de cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas devem respeitar a lotação máxima de 60% da sua capacidade de pessoas sentadas. A mesma porcentagem se aplica a estabelecimentos para recreação, prática e competições esportivas, salões de beleza e barbearias.