A primeira-dama de Luziânia, Helena Coelho, publicou nas redes sociais uma conversa com o prefeito do município, Diego Sorgatto, que foi submetido a uma cirurgia de emergência na última sexta-feira, 22. Na conversa, o prefeito relata estar com dor de barriga há alguns dias e sua esposa, então sugere que ele faça exames. Dias depois, Sorgatto descobriu uma trombose, o que o fez ser submetido a uma cirurgia de emergência.

Na legenda dos storys, Helena, que é médica, afirma que “Nosso corpo dá sinais, não subestime ele”. Ela também relatou que Diego vinha sentindo dores desde o dia 31 de julho. “Mandei um pedido de tomografia. Mas como não era constante, subestimamos”, afirmou.

Em nota divulgado no sábado, 23, a equipe de Sorgatto informou que o procedimento cirúrgico foi bem sucedido e que o quadro de saúde dele evolui bem. “O prefeito Diego Sorgatto apresentou evolução positiva de ontem para hoje e segue em recuperação após o procedimento cirúrgico realizado nesta sexta-feira”, diz a nota.

Ainda conforme o comunicado, o estado de saúde do gestor é estável, com acompanhamento constante dos médicos. “A família agradece pelas orações e pelas inúmeras mensagens de apoio recebidas”, finaliza.

Também no sábado, Helena detalhou o procedimento. Emocionada, a primeira-dama relatou que o gestor foi diagnosticado com trombose não região abdominal, incomum em homens e cuja causa ainda está em investigação.

Segundo a primeira-dama, há cerca de 20 dias Sorgatto começou a sentir dores abdominais que iam e voltavam. Helena conta que chegou a sugerir que ele fizesse uma tomografia, mas como a dor passou, o gestor continuou trabalhando e acabou não realizando o exame.

No entanto, ainda de acordo com ela, há poucos dias as dores se intensificaram. “Ele viu que não estava normal, até que na quinta ele realizou uma tomografia uma tomografia de abdômen total em que foi evidenciada uma trombose hepática e de veias mesentéricas, que são do intestino. Essa trombose é muito extensa, é uma quadro muito incompatível em um paciente homem”, relatou a primeira-dama, que também é médica.

Por conta do quadro detectado, Diego Sorgatto precisou passar por uma trombectomia nessa sexta-feira. O procedimento que usa cateter para remover trombos. No caso do prefeito, o dispositivo foi inserido na região do fígado. Caso o procedimento, que durou duas horas, não tivesse sido feito, destaca Helena, o estado de saúde do prefeito poderia ter se agravado.

“Agora o Diego vai recuperar desse procedimento, foi a primeira etapa vencida”, afirmou a primeira-dama. A partir de agora, diz ela, o objetivo é identificar o que está causando os trombos. “Pode ser uma trombofilia, que é uma doença do sangue, e investigar outras causas. Muito obrigada pelas orações. Ele segue internado, mas está bem”, finaliza.

Leia também

Prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto passa por cirurgia de emergência; estado de saúde é estável

Primeira-dama de Luziânia se emociona e revela estado de saúde de Diego Sorgatto; prefeito passou por cirurgia de emergência