“Esperamos que as pessoas vão trabalhar”, diz Mabel sobre instalação de ponto por reconhecimento facial na Prefeitura

19 agosto 2025 às 09h47

COMPARTILHAR
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), comentou sobre a expectativa de que os funcionários da prefeitura compareçam e cumpram as obrigações dos cargos públicos com a instalação de sistema de ponto com reconhecimento facial. O Paço anunciou na última sexta-feira, 15, a abertura de um pregão eletrônico para a implementação da fiscalização.
“Nós esperamos que as pessoas vão trabalhar. A grande maioria trabalha, tem alguns que não trabalham e esses sobrecarregam a maioria que trabalha. Precisamos que todos trabalhem. Se a pessoa tem um contrato na prefeitura, é um contrato de trabalho… não pode achar que um cargo na prefeitura é para receber e não trabalhar”, disse Mabel em entrevista coletiva nesta terça-feira, 19.
A medida já era esperada desde março. Ele explica que, com o reconhecimento facial, os servidores devem burlar menos o sistema, garantindo que o funcionário esteja presencialmente no Paço. “Com inteligência artificial, não é apenas um ponto eletrônico. Mas ele também verifica toda a circulação das pessoas, com o reconhecimento facial, durante o dia. Então, a pessoa não pode bater um ponto e ir embora”, disse.
Segundo o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o processo deve ser aberto no dia 9 de setembro de 2025 e busca contratar a empresa que ofertar o serviço por menor valor possível. Ainda conforme o publicado no DOM, o contrato deve durar por um período de 60 dias.
Leia também: Após análise, Mabel anuncia instalação de ponto por reconhecimento facial na Prefeitura de Goiânia