Os grupos da Copa do Mundo serão definidos nesta sexta-feira, 5, em Washington, no Estados Unidos. O sorteio vai elencar 12 grupos, que vão contar com quatro países em cada. As 48 seleções que vão participar da Copa do Mundo foram distribuídas em quatro potes, de acordo com o ranking da Fifa.

Ainda nesta sexta serão definidos os grupos, a ordem e as datas dos jogos. Mas a Fifa disse que só irá divulgar no sábado, 6, os locais e horários de cada partida. O sorteio será apresentado por Rio Ferdinand, ex-zagueiro da Inglaterra.

A seleção brasileira estará no pote 1, que tem os cabeças de chave. Neste caso, México, Canadá e Estados Unidos porque são os países sede. Eles já têm grupos definidos, sendo o México no grupo A, Canadá no B e os Estados Unidos no D. Outras nove seleções, que também estão no ranking de melhores da Fifa, estão no pote um.

Os seis países que se classificarem pela repescagem, que será disputada em março, estarão no pote quatro, que é onde ficam os que têm o ranking mais baixo. Os grupos não podem ter seleções da mesma confederação, com exceção da Europa, que pode ter até dois times porque, ao todo, serão 16 seleções participantes.

A Fifa também já definiu a posição dos potes em cada um dos grupos, o que vai determinar a ordem dos jogos. No grupo D, por exemplo, que tem os Estados Unidos como cabeça de chave: o primeiro jogo dos americanos será contra um seleção do pote três. A segunda disputa será contra uma do pote dois. Já o terceiro jogo será contra uma seleção do pote quatro.

Trinta e duas seleções vão se classificar para a fase eliminatória: os dois primeiros de cada grupo e os oitos melhores terceiros colocados.

Leia mais: 1º Turma do STF julgará caso Marielle Franco em fevereiro de 2026