Com informações de Cilas Gontijo

O govenador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou da entrega de um novo helicóptero para a Polícia Militar nesta quinta-feira, 4. Em um tom de despedida, Caiado afirmou que encerra o mandato “devolvendo Goiás aos goianos”. Ele é pré-candidato à Presidência da República e já tem reforçado a sua agenda pelo país.

“O maior legado que eu deixo ao meu Estado de Goiás é, além de o que foi feito na saúde, na educação, na segurança, nos programas sociais, na infraestrutura, é aquilo que eu me comprometi quando assumi o governo: devolver Goiás aos goianos. Graças a Deus, eu posso dizer que eu encerro o meu mandato devolvendo Goiás aos goianos. Aqui, o goiano se sente respeitado, tem orgulho de viver no Estado de Goiás, um Estado que não tem mais aqueles envolvimentos de corrupção, de bandalheira, negociata, enfim, aquilo tudo que acanhava o povo brasileiro”, disse o governador.

Caiado reforçou os investimentos realizados na segurança pública e que o goiano “não admite qualquer mudança de conceito” na área. O governador também afirmou que acredita na continuidade do seu trabalho com Daniel Vilela, que assume o governo de Goiás em março do próximo ano. “

“O povo goiano já vive e não admite qualquer mudança de conceito em relação à segurança pública. E, no final do meu governo, com o meu vice-governador Daniel Vilela, que eu tenho toda a convicção que nós manteremos não só o ritmo que eu impus, mas ainda mais avançado com a área que também está sob os comandos do Daniel, que é a parte da implantação da inteligência oficial, com os mais sofisticados, que vão entrar rapidamente também em uma ferramenta de apoio às nossas polícias”, reforça.

Reforço da segurança

O novo helicóptero faz parte de um conjunto de quatro aeronaves que serão entregues às forças de segurança pública, conforme informação divulgada anteriormente pelo Jornal Opção em entrevista com o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Marcelo Granja. A aeronave entregue nesta terça-feira foi uma Airbus/Helibras AS3503e (H125), denominada Falcão 04. Também foram entregues 870 pistolas TASER e 32.250 munições (cartuchos eletroimobilizantes), além de coletes à prova de balas. O total do investimento em segurança pública é de mais de R$ 81 milhões.

“Nós estamos aqui hoje entregando também um helicóptero com a mais alta tecnologia para auxiliar e continuar essa política ostensiva, inteligente e eficiente de combate ao crime no Estado e estamos também avançando muito um programa que vai utilizar aí os mais modernos softwares de inteligência artificial, utilização de drones e outros equipamentos tecnológicos que vão fazer com que a gente tenha um avanço ainda mais significativo na redução da criminalidade aqui no nosso Estado. Inclusive, alguns desses equipamentos já estão sendo instalados fazendo parte já dessas ações de festividade de ano”, disse o vice-governador, Daniel Vilela.

Caiado afirmou a Polícia Civil deve receber um novo helicóptero e que os demais têm previsão de entrega ainda no mês de dezembro. “Nós vamos fazer uma distribuição também ampliando esse espaço aéreo com as aeronaves de Goiás. Teremos uma base muito forte em Rio Verde e vamos fazer outra base no entorno de Brasília”, pontuou.

Aeronave entregue pelo governador Caiado | Foto: Cilas Gontijo/Jornal Opção

Operação Natal Seguro 2025

Durante a entrega, também houve o lançamento da Operação Natal Seguro 2025, que é uma ação integrada que abrangerá todos os 246 municípios goianos e tem como objetivo intensificar as atividades ostensivas durante as festas de fim de ano. Com duração aproximada de 30 dias, o trabalho terá foco na prevenção de furtos, roubos e demais crimes contra o patrimônio público.

O secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, lembrou ainda sobre a autorização do governador para um suplemento de R$ 20 milhões para que seja aplicado como hora extra de policiais que atuarão nesta operação, principalmente em locais com bastante movimentação, como a região da 44.

“Estaremos a posto, dando a segurança, a operação começa hoje e terminará dia 5 de janeiro. Todos os índices, senhor governador, eu repassei ao senhor de forma prévia, no sétimo ano consecutivo estão em reduções e significativas, graças a esses grandes homens e mulheres que se encontram aqui hoje, que trabalham de forma árdua, de forma técnica, de forma integrada, de forma inteligente, fazendo o estado de Goiás a melhor segurança pública do país”, afirma.

Leia mais: Marcelo Granja: “A Polícia Militar de Goiás nunca combateu tanto o tráfico de drogas como agora”