COMPARTILHAR

As fronteiras estavam fechadas para turistas brasileiros desde março de 2020, por conta da pandemia. Advogada especialista na área conta que alguns vistos que já estavam agendados estão sendo antecipados

Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil retomam agendamentos de vistos | Foto: divulgação

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil retomaram os agendamentos rotineiros de vistos de não imigrantes nesta segunda-feira, 8. Eles voltaram a emitir e renovar vistos para turistas já vacinados contra a covid-19. Por causa da pandemia, desde maio de 2020, o serviço estava com vagas limitadas, com prioridade para pessoas em situações de emergência e vistos estudantis. Nesta nova etapa, estes últimos continuam sendo prioritários.

Segundo o porta-voz e chefe da seção consular da embaixada, Antônio Agnone, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foram disponibilizadas.  As entrevistas já marcadas também poderão ser reagendadas de acordo com a disponibilidade. 

Mara Pessoni, advogada e sócia-proprietária Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation, escritório especialista em vistos para os Estados Unidos em Goiânia, explica que, pessoas que já tinham a intenção de pedir ou renovar vistos, já estavam fazendo a aplicação junto ao Consulados e Embaixada, com agendamentos até para 2023, mas com a retomada, estão conseguindo antecipar. Ela conta que os vistos agendados para dezembro de 2022 foram antecipados para março, por exemplo.

Sobre a procura para novos agendamentos, Mara esclarece que essas pessoas não encontrarão datas tão próximas, mas que já é um alento, pois antes, a previsão era somente para 2023. “Até mesmo quem tem intenção de mudar para os Estados Unidos também está retomando seus processos. O medo dessas pessoas que buscam imigração é que seus familiares não possam visitá-los, então, essa abertura facilitou muito”, descreve ela. 

Regras

Pelas regras divulgadas pela embaixada, além de completamente imunizados contra a covid-19, os viajantes precisam apresentar o comprovante de vacinação. A dose final deve ter sido administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA.

Outra exigência é um teste PCR ou antígeno negativo, feito até três dias antes do embarque. Serão aceitos os imunizantes aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial, ou seja, todos os utilizados pelo Programa Nacional de Imunizações brasileiro.

No caso de crianças e adolescentes de até 17 anos não é necessário apresentar o comprovante de vacinação, mas um teste negativo para covid-19, realizado no mesmo período de seus responsáveis, será cobrado.