A Embaixada dos Estados Unidos do Brasil publicou nas redes sociais uma foto para orientar que imigrantes ilegais deixem o país. A montagem, com uma sena do filme “E.T. O Extraterrestre”, ficção científica de 1982 de Steven Spielberg, a representação americana escreveu: “Até o E.T. sabia a hora de VOLTAR PARA CASA”.

Na legenda, a embaixada incentiva que imigrantes ilegais a usarem o aplicativo do governo para ir embora “com apoio e dignidade”. “Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem”, diz o texto.

A publicação ocorre em meio à duras políticas imigratórias de Trump. Neste ano, o país quebrou recorde de voos de deportação de imigrantes. Ao todo, 209 voos de expulsão ocorreram em junho, o maior número desde 2000, e um aumento de 54% em comparação com a média dos seis meses anteriores.

Guatemala (51), Honduras (43) e El Salvador (22) receberam, juntos, mais da metade de todos os voos, segundo os dados compilados pelo El País. A América do Sul recebeu 29 voos e a África, 12. O resto do mundo foi responsável por 35 voos.

Leia também

Portugal aprova pacote anti-imigração que pode afetar imigrantes brasileiros no país