COMPARTILHAR

A filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende, visitou nesta quarta-feira, 15, a Câmara de Goiânia. Ela afirmou que a visita teve o objetivo de homenagear o pai e buscar apoio para concluir o Memorial Iris Rezende, na Casa de Vidro. Em resposta, os vereadores prometeram destinar emendas e o presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), se comprometeu a repassar parte das sobras do duodécimo para a obra.

“Vim visitar para relembrar uma história tão grande e bonita que vivemos aqui, e também pedir a ajuda dos vereadores para concluir o Memorial Iris Rezende”, afirmou Ana Paula, em entrevista coletiva. “Esse memorial começou com o apoio dos vereadores, com a ajuda desta Casa, e quero terminá-lo com eles, porque este lugar foi importante na vida política do meu pai. Ele começou aqui e terminou aqui”, acrescentou.

Segundo a filha do ex-prefeito, o espaço está fase finalização, com cerca de 50% dos trabalhos realizados. “Ainda falta muito, mas se eu tiver o apoio e a ajuda dos vereadores, acredito que em menos de um ano conseguimos finalizar essa grande obra, que vai guardar a história de um dos maiores políticos que este Estado já teve”, disse Ana Paula.

Além de considerar Iris Rezende o maior político da história do país, Policarpo também garantiu que a Câmara destinará parte das sobras do duodécimo do próximo ano. “Tenho convicção de que todos os vereadores irão ajudar. E aquilo que não puder ser feito por meio das emendas impositivas, a Mesa Diretora fará com as economias do duodécimo, garantindo a conclusão do memorial”, afirmou o presidente.

Vários vereadores prometeram destinar emendas impositivas para a conclusão do memorial. Recentemente, também foi aprovado o requerimento do vereador Henrique Alves (MDB), assinado por todos os parlamentares, que declara o Instituto Iris Rezende Machado como de utilidade pública, facilitando assim o recebimento das emendas no próximo ano.

As promessas de destinação de emendas também vieram de parlamentares da base do prefeito Sandro Mabel (UB) e da oposição, ou seja, de diferentes lados do espectro político. Ao mesmo tempo, todos os vereadores que discursaram relembraram momentos que viveram com o ex-prefeito. Em determinado momento, Ana Paula se emocionou com os depoimentos.

Política

Ao mesmo tempo, os vereadores Sanches da Federal (PP), Edward Madureira (PT) e Anselmo Pereira (MDB) também incentivaram Ana Paula a ingressar na política. Pereira, por exemplo, afirmou que “ela carrega todos os ensinamentos e exemplos de Iris para continuar servindo ao nosso povo”. Em resposta, Ana Paula declarou que “entreguei as decisões nas mãos de Deus para que ele mostre o caminho”.