Em reduto de Wilder, Daniel Vilela testa força política

19 julho 2025 às 13h50

COMPARTILHAR
O que era para ser apenas a inauguração de um ginásio esportivo em Taquaral de Goiás acabou se tornando um evento político carregado de simbolismo. Em plena cidade natal e reduto do senador Wilder Morais (PL), o governador em exercício Daniel Vilela (MDB) foi recebido com entusiasmo incomum na sexta-feira, 18, durante a entrega da reforma do Ginásio de Esportes Chico Siqueira — realizada pela Goinfra, com investimento de R$ 1,7 milhão do governo de Goiás.
Taquaral tem pouco mais de 3 mil habitantes, ou seja, o impacto eleitoral não é substancial, mas é considerada uma extensão natural da base de Wilder Morais. Por isso, a recepção calorosa ao emedebista, e o uso do palanque para articulações mais amplas, foram vistos como um indicativo de que a fidelidade política local pode não ser mais tão rígida quanto no passado.
Quem acompanhou o evento percebeu que, embora os discursos tenham mantido tom institucional, os bastidores indicam que o clima no evento estava longe de ser neutro. Aliados e lideranças regionais aproveitaram o microfone para emendar recados políticos e sinalizações claras sobre o xadrez de 2026.
Um dos exemplos citados foi a fala do presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vítor Avelar: Os investimentos do governo estadual chegam a todos os 246 municípios, “sem olhar para partido”. A frase foi interpretada como uma tentativa de abrir espaço para novas alianças — inclusive em municípios hoje sob influência do grupo do PL, liderado por Wilder Morais.
Já o presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, Zé Délio, elevou o tom e disse que os últimos cinco anos renderam mais entregas que “as duas décadas anteriores”, numa fala que, embora não citasse nomes, soou como crítica indireta a antigas gestões de Marconi Perillo, que teve como secretário o próprio senador Wilder.