Em reduto da direita, Lula aparece à frente de Flávio Bolsonaro em Anápolis, aponta pesquisa
11 fevereiro 2026 às 18h22

COMPARTILHAR
Levantamento realizado pela Directa Pesquisas, em Anápolis (GO), mostra um cenário eleitoral que chama atenção pelo contraste com o histórico político do município. Conhecida como um reduto conservador, a cidade apresenta, neste momento, Lula numericamente à frente de Flávio Bolsonaro na intenção de voto espontânea para presidente. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número TSE GO–04010/2026.
De acordo com a pesquisa, feita em fevereiro de 2026 com 600 entrevistados, o presidente Lula da Silva aparece com 7,9% das citações espontâneas. Já o senador Flávio Bolsonaro registra 5,6%. No cenário geral da pergunta espontânea, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera com 12,1% das menções, seguido por Lula e Flávio Bolsonaro.
O dado ganha ainda mais relevância quando comparado ao desempenho eleitoral recente na cidade. Jair Bolsonaro (PL), em 2022, foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Anápolis, com 153.507 votos, o equivalente a 70,59% do total. Já Lula (PT) recebeu 63.960 votos, correspondentes a 29,41% dos votos válidos no município.
Ponto de vista
Outro ponto que ajuda a entender o cenário é o índice de rejeição medido pelo mesmo levantamento. Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 67,8% dos entrevistados citaram Lula, enquanto 13,3% mencionaram Flávio Bolsonaro. O dado mostra que, embora Lula apareça numericamente à frente do senador na lembrança espontânea, ele também concentra o maior nível de rejeição entre os nomes testados.
Mesmo em um município onde o bolsonarismo construiu ampla vantagem nas últimas eleições, o fato de Lula aparecer à frente de Flávio Bolsonaro na lembrança espontânea sugere que o cenário local para 2026 ainda está em formação. Como se trata de resposta espontânea, quando o eleitor fala o primeiro nome que vem à cabeça, os números tendem a oscilar ao longo da pré-campanha — especialmente com a consolidação das candidaturas.
Leia Mais:
Audiência sobre extradição de Carla Zambelli é suspensa na Itália

