Em primeiro encontro, grupo propõe duas mudanças no Plano Diretor
10 janeiro 2022 às 19h23

COMPARTILHAR
Proteção de regiões no entorno de reservatórios de água e áreas públicas em novos loteamentos devem ter textos suprimidos do relatório

O primeiro encontro do Grupo de Trabalho “Eu Faço o Plano Diretor”, criado pela vereadora Aava Santiago, foi realizado nesta segunda-feira (10). Ao final dos trabalhos, duas mudanças ao projeto foram propostas. A primeira diz respeito às regiões no entorno de reservatórios de água para abastecimento. A segunda é sobre as áreas públicas em novos loteamentos.
Os membros do grupo concordaram em suprimir uma emenda acolhida pelo relatório da Comissão Mista. O dispositivo em questão reduzia de 500 para 100 metros a zona de proteção em torno da Barragem do Ribeirão João Leite. Além disso, anulava a exigência da zona de segurança em torno do aterro desativado na GO-020.
O grupo pretende suprimir, ainda, a previsão de substituir, em novos parcelamentos, os 7,5% por cento do terreno destinados a equipamentos públicos municipais. “O grupo apontou uma série de prejuízos para a população quando o poder público abre mão de controlar e gerenciar o patrimônio que deve estar a serviço do interesse público”, pontuou Aava Santiago.
O grupo volta a se reunir na próxima quarta-feira (12), quando tratará do adensamento e verticalização. Na sexta-feira (14), serão discutidos assuntos sobre o meio ambiente e a região Norte. Na próxima semana, a expectativa é focar na região Centro-Sul e em assuntos de patrimônio, expansão urbana e relatório final.
A reunião foi realizada por chamada de vídeo via aplicativa WhatsApp. Além da parlamentar e de assessores, participaram a arquiteta urbanista, Maria Ester de Souza, e o presidente da Associação Pró Setor Sul, Edmilson Moura de Oliveira. A Universidade Federal de Goiás confirmou o envio de especialistas para integrar o grupo.
