Maiores recuos foram registrados no setor de moda e calçados, com variação entre 25% e 28% para menos quando comparada aos anos anteriores

Mesmo pequeno, aumento das vendas no varejo prenuncia retomada de normalidade na economia | Pedro Dias/ Divulgação

O setor varejista brasileiro registrou neste Natal o pior desempenho desde a recessão, em 2015 e 2016, quando o setor encolheu cerca de 7% no mesmo período.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta para uma queda de 1,8% nas vendas das lojas físicas e no comercio eletrônico entre os dias 19 e 25 de dezembro.

Conforme mostrado pela reportagem do Valor Econômico, as vendas no varejo on-line representam aproximadamente 10% do varejo total. O segmento, por sua vez, registrou alta de 15,5% quando comparado ao ano passado.

Segundo informações da associação de lojistas de médio e pequeno porte que operam m shopping centers, a queda das vendas para o Natal esteve na casa dos 10% a 35%.

O maior impactado foi o setor de vestuário, calçados e acessórios. Também sofreram impactos o varejo vendedor de itens de perfumaria e ótica. Os maiores recuos foram registrados no setor de moda e calçados, com variação entre 25% e 28% para menos.

Estima-se que a timidez dos brasileiros que optaram em ir as compras neste final de ano esteja ligada ao encolhimento das parcelas pagas pelo auxílio emergencial.

Porém, o fechamento das lojas ou o funcionamento em horários específicos graças devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) também representa um fator de peso no que diz respeito aos resultados obtidos na reta final de 2020.