Em Goiânia, Caiado lidera na espontânea e Flávio Bolsonaro avança apenas quando nomes são apresentados, aponta pesquisa
11 fevereiro 2026 às 19h46

COMPARTILHAR
Levantamento da Directa Pesquisas feito em Goiânia indica que, quando o voto é medido de forma espontânea — ou seja, apenas com base na memória do eleitor — o governador Ronaldo Caiado aparece na dianteira da disputa presidencial de 2026 na capital. O estudo ouviu mil pessoas em fevereiro e está registrado no TSE sob o número GO–00854/2026.
Na pergunta aberta, em que o entrevistado responde livremente em quem pretende votar, Caiado soma 12,7% das citações. O presidente Lula da Silva vem na sequência, com 10,2%, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 8,9%.
O senador Flávio Bolsonaro aparece com 6,5%. O dado sugere que, em Goiânia, seu nome não surge com a mesma força de forma automática na memória do eleitor e ganha mais tração quando apresentado em lista — movimento que se confirma no cenário estimulado.
Também foram lembrados o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (2,3%), o deputado federal Nikolas Ferreira(0,9%), o ex-ministro Ciro Gomes (0,6%) e o governador mineiro Romeu Zema (0,4%). No caso de Nikolas Ferreira, embora tenha sido citado, ele não teria idade mínima para disputar a Presidência em 2026, já que a Constituição exige 35 anos completos para o cargo.
Outros nomes somam 1,1%. Já os que declararam voto nulo chegam a 4,5%. O maior contingente, no entanto, está entre os que ainda não sabem em quem votar: 51% dos entrevistados não apontaram nenhum nome na resposta espontânea.
No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor, a configuração muda. Flávio Bolsonaro assume a liderança, com 34,9%, seguido por Ronaldo Caiado, que registra 29,5%. Lula da Silva aparece com 14,1%.
Mais atrás estão o governador do Paraná, Ratinho Junior, com 2,6%, e Romeu Zema, com 0,6%. Nesse cenário, 7,4% declaram voto nulo e 10,9% dizem não saber ou preferem não opinar.
A liderança de Caiado na lembrança espontânea indica forte associação local do eleitor com o governador, enquanto o crescimento de Flávio Bolsonaro na lista estimulada mostra dependência maior da apresentação formal do nome para consolidar intenção de voto.
Leia Mais:
Em reduto da direita, Lula aparece à frente de Flávio Bolsonaro em Anápolis, aponta pesquisa

