Em evento em Goiás, governador do Mato Grosso defende Caiado como “nome viável” para 2026

30 julho 2025 às 11h04

COMPARTILHAR
Uma das autoridades presentes em evento realizado na cidade de Goiás na última terça-feira, 29, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), defendeu, em entrevista ao Jornal Opção, o nome de Ronaldo Caiado para a disputa à presidência da República em 2026 e disse que o goiano “tem a dimensão e a estatura para ser apresentado a um debate em nível nacional”.
“Hoje, nós temos no partido muitas lideranças regionais, mas o Caiado conseguiu ao longo do tempo, de sua trajetória, ter toda a qualificação necessária para se apresentar ao cenário político brasileiro”, afirmou Mendes.
Questionado sobre seu partido, o UB, seguir na base do governo federal, o governador matogrossense minimizou o fato e disse que o “Parlamento tem sua importância, pra fiscalizar, fazer as leis, mas não é pra ficar indicando cargo”. Para ele, essa conduta é parte da “velha política que levou o Brasil a estar como está”. “Sou contra esse tipo de barganha” de cargos, pontuou.
A fala de Mauro Mendes faz referência ao fato de a federação UB-PP ainda não ter batido o martelo sobre como vai se posicionar nas eleições presidenciais de 2026. A tendência, no entanto, é que as legendas rompam com o governo Lula e banquem Caiado como o candidato da federação (cenário que o governador de Goiás trabalha para que se concretize).
O governador do Mato Grosso, que é natural de Anápolis, foi uma das autoridades políticas que marcaram presença na entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo governo de Goiás. Também estiveram no evento os governadores de Roraima, Antônio Denarium; de Sergipe, Fábio Mitidieri; de Rondônia, Marcos Rocha, e o vice-governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha.
A entrega da comenda foi feita para cerca de 300 pessoas no evento, incluindo os governadores, prefeitos de municípios goianos, membros do Ministério Público de Goiás, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa de Goiás, Câmara dos Deputados, OAB e embaixadores de mais de 20 países.
Também ganharam a homenagem titulares de 11 secretarias do governo de Goiás, incluindo a Economia, Saúde, Educação e Comunicação.
Leia também: Em culto de aniversário de pastor, Caiado reforça pré-candidatura à Presidência
Caiado diz que vai até o fim com candidatura para “levar o nome de Goiás ao país”