Em um trabalho para evitar mais problemas com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia recolheu 56 toneladas de pneus inservíveis nas regiões Oeste e Sudoeste da capital. O volume consiste em trabalhos realizados entre outubro e novembro e equivale a 7,5 mil unidades. O recolhimento dos inservíveis também contribui para que novos criadouros de vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya apareçam.

Segundo a gerente de Manejo de Resíduos Sólidos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Ravena Borges, o objetivo é fazer o recolhimento e destinação adequados e proporcionar mais proteção à saúde pública do goianiense. “O pneu abandonado é um dos principais pontos de acúmulo de água e, portanto, um ambiente perfeito para o desenvolvimento do mosquito. Ao recolhermos esse material e encaminhá-lo para a reciclagem, reduzimos riscos sanitários e evitamos impactos ambientais”, destaca Borges.

A operação contou com o apoio da empresa Reciclanip e de uma empresa especializada em reciclagem, que disponibilizou carretas extras para atender a demanda da região Sudoeste. A população pôde descartar gratuitamente qualquer quantidade de pneus inservíveis, que receberam destinação ambientalmente adequada em indústrias de reciclagem.

A Amma pontua que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são responsáveis pela coleta e destinação final dos pneus, conforme determina a política de logística reversa. A população também pode descartar até quatro unidades por pessoa nos Ecopontos de Goiânia, que funcionam das 7h às 22h nos seguintes endereços: 

  • Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II;
  • Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville;
  • Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José;
  • Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados;
  • Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste.

Leia mais: Avenida Marechal Rondon é interditada para obras após erosão; SET reforça rotas alternativas