COMPARTILHAR

Presidentes de partidos avaliam que eleição de prefeitos e vereadores pode demonstrar resultados da administração do governador na política, mesmo com desafios como a pandemia e crise econômica

Eleição deste ano vai mostrar força politica de aliados e do governo Ronaldo Caiado | Foto: Ascom

Em seu segundo ano à frente do governo estadual, o governador Ronaldo Caiado (DEM) vai passar pela primeira eleição municipal como chefe do Executivo. Uma eleição em um ano atípico, com uma pandemia impondo mudanças na busca pelo eleitor e gerando crise em nível mundial, com reflexos nos governos. Mesmo em um contexto tão desafiador, os partidos aliados da base tenderão a usar a administração e a proximidade com o governador para atrair a atenção dos eleitores.  Será o primeiro teste de força da base que dá sustentação política ao governo de Caiado.

Presidente de siglas aliadas do governador ouvidos pelo Jornal Opção estão otimistas com o resultado que pode sair da eleição e apostam em colher resultados do trabalho feito até agora. O vice-governador Lincoln Tejota, que comanda o Cidadania no estado, acredita que toda eleição é uma prova. “Do trabalho que tem sido feito por quem, no caso, está no mandato, e para os partidos”, reconhece. “Apesar de que cada realidade se aplica a cada município. De acordo com o pensamento, com a região”, assinala, citando a característica regional das eleições municipais.

“Mas eu acredito sim que nós teremos condições de fortalecer muito o trabalho da base”, diz o vice-governador. “Estamos buscando pré-candidatos competitivos,  na maioria das cidades, os partidos da base têm feito isso. Temos uma pluralidade grande de pré-candidatos a prefeitos e vereadores, sem sombra de dúvida. Temos visto que a base sairá bastante fortalecida deste processo”, acredita.

Mudança

Já o deputado federal José Nelto, presidente do Podemos, diz que seu partido é “o mais leal ao governador Ronaldo Caiado” e também acredita que a base sairá fortalecida, e que os aliados farão também “uma boa base para 2022”. E  “Até porque a população entende que o governador teve apenas um ano de governo; com esta pandemia, ele está governando crise, todos os dias, e queda de arrecadação”, cita. Para o deputado, mesmo em um ano de pandemia, o  governador tem se destacado. “Posso dizer que ele tem demonstrado, para todo o Brasil,  seu compromisso com a vida. E o estado continua crescendo”, avalia.

Para o deputado, o governo têm alcançado êxitos. “O governador Ronaldo Caiado, hoje, com sua política de combate a corrupção, e de Segurança Pública, está sendo modelo para o Brasil e uma referência para todos os nossos pré-candidatos”, avalia. “E acabou aquelas campanhas passadas, de saco de dinheiro chegando no interior, candidatos fazendo fila para buscar dinheiro no Palácio, na Goinfra. Quer dizer, essa história triste foi afastada definitivamente neste governo nosso, e acredito nos próximos governos”, afirma. “É um grande exemplo para a classe política. Vamos eleger agora candidatos ideológicos, que não tenham compromisso com aquela politica nefasta do passado, que foi, a cada dia, contaminando os políticos de Goiás”, acredita.

Maioria

George Morais , presidente do PDT em Goiás,  está certo de que a base aliada do governo terá bom resultado na eleição deste ano. “Não tenho dúvida de que, em relação a base, vai passar no teste. Eu tenho andado muito pelos municípios e a gente vê que uma tendência tão grande de governo que os pré-candidatos, a maioria,  saíram do PSDB, do MDB e foram procurar um partido aliado ao governo “, observa. “Houve uma migração”, afirma. Para George Morais, a base está consolidada. “Vai fazer 70% dos prefeitos eleitos”, aposta.