Eleição CREA-GO: conheça os candidatos do pleito

16 novembro 2023 às 19h18

COMPARTILHAR
Nesta sexta-feira, 17, acontecem as eleições para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). A votação ocorre pela internet, no período de 8h às 19h, no horário de Brasília-DF. O atual presidente, Lamartine Moreira Júnior, concorre novamente ao cargo. São, ao todo, 5 candidatos à presidência.
Veja o perfil de cada um abaixo:
Lamartine Moreira Júnior
Graduado pela Universidade de Uberaba em Engenharia Civil e Engenharia Agrícola, Lamartine é especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Diagnóstica. Além disso, ele é graduado também em Direito pela PUC Goiás. Com quase 30 anos de atuação na engenharia civil, Lamartine foi conselheiro do Crea-GO de 2017 a 2020, Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Goiás (IBAPE) e 1º secretário pela AGEST-GO entre 2009 e 2011.
Suas propostas incluem: Intensificar campanhas de conscientização; trabalhar pela equidade de gêneros no CREA; fortalecer o empreendedorismo com o “Programa meu Primeiro Negócio”.

Dennys Paulo de Oliveira
Engenheiro Civil de 44 anos de idade, formado pela PUC Goiás e especializado em Gestão e Gerenciamento de Obras e Segurança do Trabalho. Esteve presente em projetos das Nações Unidas no Brasil, da Agência Goiana de Habitação e da CELG.
Suas propostas incluem: Defesa e aplicação do Piso Salarial; criação do selo de qualidade “Empresa Legal com Piso Profissional” para estimular que empresas sigam os regulamentos estabelecidos pelo CREA.

Ricardo Veiga
50 anos de carreira na engenharia civil, 25 anos como especialista em Docência Universitária e um longo currículo: conselheiro do CREA-GO, conselheiro suplente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Diretor Regional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).
Suas propostas incluem: Participação regionalizada (criação de colégios de inspetores); atualização da legislação profissional; Programa Mulher (promover igualdade de gênero na engenharia); CREA Júnior e CREA Jovem para desenvolver o empreendedorismo e empregabilidade de jovens e futuros engenheiros.

Ulysses Barbosa Sena
Engenheiro Civil atuante desde 2013, formado pela PUC Goiás, especializado em Pavimentação Asfáltica. Atuou em Aparecida de Goiânia como Chefe de Pavimentação e Obras de Arte Especiais e Diretor de Obras do município. Além disso, no CREA-GO, foi conselheiro, assessor institucional e chefe de gabinete.
“Anuidade Zero, é um programa que iremos implementar por meio de um cashback (receber parte do dinheiro de volta), um programa de vantagens onde o profissional vai ter acesso a uma série de produtos e serviços e onde ele poderá ter um acúmulo de cashback, aí no final do ano, com esse cashback acumulado, poderá ser descontado da anuidade até chegando a zerar a anuidade dos profissionais”, disse.
“Como segunda proposta de maior impacto está a implementação de coworkings em todo o Estado, nas 28 casas de engenharia já existentes e nas 19 que foram fechadas. Eu pretendo reabrir as 19 e construir mais três, chegando ao número de 50 casas de engenharia de forma gratuita para todos os profissionais do estado”, declarou Ulysses Sena para o Jornal Opção.

Francisco Tomaz Pereira Arruda
Tem mais de 25 anos de experiência na engenharia, formado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, especializado em Gestão Empresarial e Engenharia Clínica e Hospitalar. Diretor e fundador da Energia Brasil Profissional, que trabalha com a capacitação profissional de engenheiros, eletrotécnicos e eletricistas.
A equipe de reportagem não conseguiu encontrar suas propostas disponibilizadas no site do CREA-GO, como os demais candidatos.

Todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema do Crea até 30 dias antes da data da eleição é considerado eleitor e pode votar na circunscrição onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.
Leia também:
Engenheiro Francisco Almeida pode ser o primeiro goiano da história a presidir o Confea