“Ele está reagindo bem”, diz Sebastião Tejota sobre recuperação de Helder Valin
03 janeiro 2026 às 08h00

COMPARTILHAR
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Helder Valin, apresenta uma evolução positiva no quadro de saúde após sofrer um grave acidente doméstico. A informação foi confirmada pelo conselheiro Sebastião Tejota, presidente em exercício da Corte, que destacou os avanços na recuperação e a saída da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Helder Valin tem 67 anos.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Cilas Gontijo, do Jornal Opção, Tejota afirmou que Valin já demonstra sinais claros de melhora. “A última informação que eu tive é que ele estava se recuperando. Já conseguiu sentar-se e já estava começando a fazer fisioterapia”, relatou.
Segundo o conselheiro, Valin não estava falando, apenas balbuciava algumas palavras em razão da traqueostomia. Agora, ele vai iniciar o processo de recuperação com uma fonoaudióloga, assim que tiver condições”, explicou.
Tejota reconheceu a gravidade do quadro inicial. “Na verdade, a situação estava desesperadora”, afirmou. Valin, que é diabético e possui um histórico de problemas na traqueia, sofreu uma queda em casa após levantar-se e ter uma falta de oxigenação.
O conselheiro ressaltou que o atendimento rápido foi decisivo para salvar a vida do presidente do Tribunal. “A sorte é que a nora dele é médica e a esposa também. Ele foi socorrido imediatamente e entubado. Se tivesse demorado mais, talvez nem estivesse entre nós”, disse.
Após uma estabilização inicial, a família decidiu transferi-lo para São Paulo. “Quando teve uma melhoradinha, a família o colocou em uma UTI móvel e levou para São Paulo, para o Hospital Albert Einstein. Ele ainda está lá, mas já saiu da UTI e está em uma semi-UTI”, informou.
Não há previsão de retorno para Goiânia. “Esse processo agora é longo, é lento, muito lento”, avaliou Tejota. Apesar disso, o clima entre colegas e servidores é de esperança. “Está todo mundo torcendo. O Helder é um cara bacana, um cara de paz. A vida inteira dele foi de paz.”
Enquanto Valin segue em recuperação, Sebastião Tejota permanece à frente da presidência do TCE-GO. “Foi concedida uma licença inicialmente por 90 dias e, se precisar, a gente faz a renovação dessa licença”, ressaltou.
Leia também:
Presidente do TCE-GO será transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo

