COMPARTILHAR

Goiás registrou uma taxa de crescimento de 202% no envio de pacotes durante o terceiro trimestre de 2025, envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho coloca o estado como líder nacional em crescimento, de acordo com a terceira edição do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes em todo o Brasil.

Entre os estados que também se destacaram estão Rio Grande do Sul (172%) e Santa Catarina (113%), seguidos por Espírito Santo (68%) e Paraná (15%). Goiás ainda figura como o sétimo estado com maior volume de envios por pequenas e médias empresas (PMEs) e foi o quarto que mais cresceu no 1º semestre deste ano (143%).

Veja um mapa abaixo.

Foto: Divulgação/Loggi

Segundo Isadora Vecchi, head de novos negócios da Loggi, “esses dados refletem a descentralização do e-commerce e das PMEs. No primeiro trimestre, Goiás ficou em quinto lugar com 118% de crescimento; no segundo trimestre, subiu para a terceira posição com 187%; e agora, no terceiro trimestre, alcança a liderança com 202% de crescimento”. Ela acrescenta que as datas comemorativas do período, como Dia dos Pais e Dia do Cliente, impulsionaram especialmente as vendas de pequenos negócios.

O levantamento também aponta que os empreendedores aumentaram em 22% o uso de pontos de recebimento de pacotes (Pick up and Drop off points — PUDOs), evidenciando a preferência por soluções de coleta mais flexíveis e práticas. Sobre esse crescimento, Vecchi afirma que “os LoggiPontos proporcionam mais flexibilidade e praticidade para os pequenos e médios empreendedores. O modelo tem se mostrado essencial para as PMEs, oferecendo otimização e melhor custo-benefício”. Em Goiás, atualmente, são 69 pontos distribuídos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Caldas Novas, Rio Verde e Anápolis.

Para atender à expansão, a Loggi investiu em tecnologia e infraestrutura. “Além de grandes marcas e marketplaces, somos parceiros dos pequenos e médios empreendedores, conectando mais de 22 mil clientes em mais de 5,5 mil municípios no Brasil. Criamos uma rede de LoggiPontos e firmamos parceria estratégica com a Uber, oferecendo o Envio Nacional, que permite solicitar coletas de pacotes pelo aplicativo da Uber para envio a outras cidades”, explica Vecchi.

Entre os produtos mais comercializados no Centro-Oeste estão serviços financeiros, vestuário e moda, cosméticos e perfumaria, eletrônicos e informática e calçados. Sobre o perfil regional de consumo, Vecchi observa que “no Centro-Oeste, o panorama de produtos mais vendidos é diferente de outras regiões, evidenciando a diversificação do mercado e as prioridades dos consumidores”.

Apesar do crescimento acelerado, desafios logísticos permanecem. “A integração entre e-commerce e logística é fundamental. Hoje, 97% das entregas nacionais são realizadas em até três dias. O Brasil é um país continental, e seguimos investindo em tecnologia, automação e inteligência artificial para otimizar todo o ecossistema e garantir melhores serviços”, afirma a executiva.

O Mapa da Logística busca apoiar o empreendedor local com dados e insights estratégicos. Vecchi destaca que “produzimos conteúdos e newsletters com informações para ampliar as vendas online de PMEs, ajudando os pequenos empreendedores a se conectarem com novos mercados e a impulsionar seus negócios”.