Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, em troca de mensagens com a ex-esposa e mãe do filho do produtor Henrique Bahia, disse que não negociou o dinheiro do seguro de quem morreu no acidente de avião. A divisão dos dois milhões de dólares teria sido feita pelo advogado da WorkShow. Os prints foram divulgados pela assessoria de Ruth, que emitiu nota de repúdio às críticas – veja abaixo.

O caso veio à tona após Dona Ruth receber críticas na internet depois que perdeu a guarda compartilhada do filho de Marília com Murilo Huff depois de pedido judicial do pai. Os familiares das vítimas questionaram a divisão do valor publicamente, alegando que Dona Ruth pediu 50% do valor, deixando a outra metade para ser dividida entre as outras famílias. 

Prints de conversas entre Dona Ruth e Fernanda Costa, divulgados pela assessoria | Foto: Reprodução

Em uma das gravações, Fernanda Costa, ex-esposa de Henrique, questiona Dona Ruth sobre a atuação do advogado: “Eu não sei se você sabe tudo o que o seu advogado, o Maurício, que está representando você, decide por vocês”. Nos prints de uma conversa que aconteceu em 8 de agosto de 2022, Dona Ruth diz que “essas questões são acertadas pelo advogado da WorkShow”, que era a empresa contratante do vôo. Ela também diz que seu advogado pessoal é Robson Cunha. 

Em nota, a assessoria de Dona Ruth afirmou que ela ou seu advogado não participaram das tratativas financeiras do caso. Ainda disse que as insinuações de que ela negociou os valores do seguro ou agiu em benefício próprio são “falsas, cruéis e desmentidas por áudios, documentos e decisões judiciais”. 

Nota de repúdio

A assessoria de Dona Ruth emitiu uma nota de repúdio “os ataques cruéis, caluniosos e difamatórios que têm circulado nos últimos dias, especialmente nas redes sociais”. Eles desmentiram as alegações de envolvimento dela nas negociações.

“É inadmissível que, às vésperas do aniversário de Marília Mendonça, em que completaria 30 anos, Dona Ruth seja alvo de julgamentos desumanos e narrativas distorcidas, sustentadas por recortes parciais de conversas sensíveis, completamente descontextualizadas. Nenhuma dor deve ser explorada. Nenhuma mãe em luto merece ter sua história reescrita por interesses alheios à verdade”, diz.

Acidente

Marília Mendonça, Henrique Bahia e outras três pessoas morreram em um acidente de avião em novembro de 2021. O acidente não deixou sobreviventes, logo, também morreram: tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho; o piloto, Geraldo Martins de Medeiros Júnior; e o copiloto, Tarciso Pessoa Viana.

Para um show, eles saíram de Goiânia (GO) em direção à Caratinga (MG), mas o avião caiu depois de atingir um cabo da torre de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em 2023, a Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) apontou a responsabilidade do acidente ao piloto e ao copiloto da aeronave. O caso foi arquivado porque eles morreram e não podem ser responsabilizados.

Nota na íntegra

“A assessoria de imprensa de Ruth Moreira vem a público repudiar, com veemência, os ataques cruéis, caluniosos e difamatórios que têm circulado nos últimos dias, especialmente nas redes sociais e em parte da imprensa, colocando em xeque o amor, a dignidade e a integridade de uma mãe que perdeu sua única filha de forma brutal e irreparável.

É inadmissível que, às vésperas do aniversário de Marília Mendonça, em que completaria 30 anos, Dona Ruth seja alvo de julgamentos desumanos e narrativas distorcidas, sustentadas por recortes parciais de conversas sensíveis, completamente descontextualizadas. Nenhuma dor deve ser explorada. Nenhuma mãe em luto merece ter sua história reescrita por interesses alheios à verdade.

As insinuações de que Dona Ruth teria negociado valores do seguro ou agido em benefício próprio são falsas, cruéis e desmentidas por áudios, documentos e decisões judiciais. Ela jamais participou de tratativas financeiras e sempre se manteve ética, respeitosa e empática com as demais famílias envolvidas. Sua conduta honra não apenas a memória de Marília, mas também o amor que sempre dedicou à sua família, à sua filha, à sua carreira e, principalmente, ao neto, sendo ele a única parte de Marília que lhe restou e a quem ela tem se dedicado com amor e responsabilidade desde o nascimento.

Diante das agressões à sua honra, reputação e à memória de sua filha, e por todas as consequências desastrosas que isso pode representar ao seu neto, Dona Ruth informa que seus representantes legais já estão tomando todas as medidas cabíveis contra os responsáveis por disseminar informações falsas, maliciosas e ofensivas. O luto merece respeito. A verdade prevalecerá.

Assessoria de imprensa – Ruth Moreira”

Leia também: