Oscilação superou os 6% após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibir viagens da Europa para os EUA. Decisão foi tomada meio às tensões geradas pelo coronavírus em todo o mundo

Foto: Reprodução

O dólar comercial registrou nova alta e rompeu a barreira dos R$ 5,00 na manhã desta quinta-feira, 12. A oscilação superou os 6% após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibir viagens da Europa para os EUA meio às tensões geradas pelo coronavírus em todo o mundo.

De acordo com o presidente americano, os EUA vão suspender parte dos voos vindos da Europa durante um período de 30 dias. Segundo informações do caderno de economia da UOL, as restrições deverão ser adotadas a partir da próxima sexta-feira, 13, e não se aplicarão ao Reino Unido.

Vale lembrar que a moeda chegou a registrar R$ 5,028 nesta manhã. No entanto, quem recorrer à casas de câmbio para adquirir moeda terá que pagar muito mais caro por ela. Meio a disparada, o Banco Central anunciou o leilão de venda à vista de até U$ 2,5 bi. A decisão suspende o anuncio anterior que foi de U$ 1,5 bi.

Ainda nesta amanhã o Ibovespa registrou uma nova queda (11%) e pela quarta vez na semana o circuit breaker foi acionado. As ações da Petrobras, por exemplo, despencaram mais de 16%.  Conforme as regras da B3, o mecanismo de interrupção das negociações é acionado automaticamente sempre que a queda do índice ultrapassa os 10%. Desta forma, a negociação dos papéis permanece inativa por um período de 30 minutos.