Dois servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio no DF

30 julho 2025 às 07h55

COMPARTILHAR
Dois servidores do IBGE morreram carbonizados nesta terça-feira, 29, enquanto combatiam um incêndio de grandes proporções próximo à Reserva Ecológica do instituto, no Residencial Tororó, entre São Sebastião e Santa Maria, no Distrito Federal.
As vítimas foram identificadas como Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos de 65 anos. Técnicos em planejamento e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, os dois atuavam como brigadistas e tentavam conter as chamas que avançavam sobre a vegetação.
Momentos antes da tragédia, os servidores foram filmados combatendo o fogo com o auxílio de um caminhão-pipa. Segundo testemunhas, eles ignoraram alertas de moradores e entraram na mata já tomada pelas chamas. O motorista do caminhão conseguiu escapar, mas Manoel e Valmir ficaram com a mangueira tentando controlar o incêndio. Acabaram cercados pelo fogo.
O paisagista João Vaz de Melo, morador da região, foi uma das últimas pessoas a ver os brigadistas com vida. Após o avanço do incêndio, ajudou nas buscas e foi quem encontrou os corpos, a cerca de um quilômetro de distância um do outro, próximo à nascente do córrego Tororó. Ambos estavam completamente carbonizados.
De acordo com João, os servidores usavam apenas tênis e não contavam com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Em nota, o IBGE informou que os brigadistas atuavam no combate ao fogo fora da reserva, mas em uma área que ameaçava a unidade de conservação. A instituição lamentou as mortes, prestou solidariedade às famílias e decretou luto oficial de três dias.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 15h37 para auxiliar nas buscas. Após alguns minutos, os corpos foram localizados. A Polícia Civil (PCDF) e a Polícia Militar (PMDF) isolaram a área e iniciaram os procedimentos de perícia.
A 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) abriu inquérito para apurar as causas do incêndio e as circunstâncias das mortes.
A tragédia gerou comoção. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas durante um evento oficial. O IBGE reiterou que está oferecendo apoio às famílias dos servidores e tomando as providências cabíveis.
Leia também: Morre aos 83 anos o professor Walter Paulo, ex-vice-prefeito de Senador Canedo e fundador da Faculdade Padrão