Uma campanha publicitária da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, gerou reação negativa entre internautas alinhados à direita, que passaram a pedir boicote à marca nas redes sociais. O motivo seria uma suposta escolha de viés político na peça, divulgada às vésperas do início de 2026.

No vídeo, Fernanda Torres brinca com a expressão “começar o ano com o pé direito”. “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. […] O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés”, diz a atriz. Em seguida, completa: “Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo!”.

A interpretação do texto levou parte do público a acusar a Havaianas de sinalizar posicionamento político. Nos comentários da postagem, usuários defendem que a marca estaria alinhada à esquerda e afirmam que deixarão de consumir os produtos. Alguns dizem que vão optar por concorrentes, como a Sandálias Ipanema.

Até a última atualização, a Havaianas não havia se manifestado sobre as críticas nem sobre os pedidos de boicote. Fernanda Torres, indicada ao Oscar neste ano, também não comentou as acusações.