COMPARTILHAR

Marcos Roberto aposta na modernização do órgão para melhoria dos serviços e atendimento, e na municipalização para otimizar o trânsito nas cidades

Marcos Roberto Silva presidente do Detran-GO | Foto: Jornal Opção

Marcos Roberto Silva está na presidência do Detran-Go desde o início do mandato do governador Ronaldo Caiado, nestes dois a frente do órgão, ele aponta como principais melhorias a automatização total Detran, digitalização de processos, serviços e documentos através do aplicativo, além adesão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH Social). Somente este último serviço, permitiu que em 2020, seis mil pessoas tivesse acesso ao documento. “Não é apenas um documento que concedemos, mas permitimos que estas pessoas se tornassem motoristas legais e deixamos o nosso trânsito mais confiável uma vez que esses novos habilitados tiveram que fazer testes e provas para ter a carteira”, ressaltou Marcos em entrevista para o Jornal Opção.

Essa mudanças geraram uma economia de R$ 187 milhões no órgão, neste cálculo foram computadas a redução no preço de serviços, a revisão de contratos, a extinção de procedimentos desnecessários que oneravam o cidadão e nova licitação de empresa de impressão de documento veicular. A propósito, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de modo digital desde janeiro de 2020. Ao implantar o CRLV-e, o Detran-GO deixou de imprimir e enviar via Correios 2,3 milhões de documentos por ano. A mudança gerou uma economia de R$ 5,9 milhões entre custos de impressão e envio.

Além disso, o órgão assumiu as bancas examinadoras e passou a agendar serviços pela internet gerando mais celeridade no atendimento e facilidade para quem é PNE por exemplo. “São gastos que deixamos de ter sem prejuízo para órgão e nem para o cidadão”, garantiu o presidente.

Marcos Roberto também destacou o trabalho com a Secretaria da Fazenda ao mudar o calendário do IPVA, que durante a pandemia foi modificado a fim de ajudar os proprietários a se organizarem para pagar o tributo, sem pesar tanto no orçamento.

Outra demanda que está sendo solucionada é o caso com a empresa de vistoria Sanperes, que está sendo investigada na Justiça por suspeita de irregularidade na gestão passada do órgão. O atual presidente se limitou a dizer que o caso está nas mãos da Controladoria Geral do Estado (CGE) e Procuradoria Geral do Estado (CGE) e disse também que o governador Ronaldo Caiado faz questão de uma investigação profunda e acompanha de perto o caso. “Acredito que em breve vamos abrir o credenciamento para que novas empresas possam participar da escolha da vistoriadora”, disse o presidente.

Este assim como todos os casos de irregularidades ocorridas no órgão em gestões anteriores estão em investigação, ele garantiu.

Fim de ano
Questionado se haveria a operação Balada Responsável este ano mesmo com a proibição da realização de eventos devido a pandemia, o presidente do Detran disse que independente do local as pessoas bebem e dirigem e que o Estado precisa estar presente. “Vai ser uma operação mais educativa que punitiva e sim, a Balada Responsável estará nas ruas”, disse.

Para 2021, Marcos Roberto diz que está em curso a revitalização de todas a Ciretrans, que no próximo ano estarão com espaço físico reestrutura e pessoal qualificado. Além disso, ele diz que vai conversar com o prefeitos dos municípios goianos afim de municipalizar o trânsito, “com responsabilidades como a sinalização, mas com benefícios como a retenção do IPVA para a cidade”, ressaltou.

Por fim ele disse que vai quase dobrar a quantidade de pessoas que vão receber a CNH em 2021. Serão 11 mil novos motoristas habilitados no Estado.