COMPARTILHAR

Liderança do partido confirmou que está fora da aliança, por falta de identificação com ex-governador

A aproximação do PT com o PSB em Goiás reflete um movimento nacional encabeçado pela aliança entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Aqui, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT) e o ex-governador José Eliton (PSB) discutem alianças e possibilidade de fortalecimento da frente ampla de oposição para enfrentar os atuais governantes. Agora, porém, o projeto perde uma importante peça entre os partidos de esquerda, com o anúncio de desistência de aliança por parte do PSOL.

Em reunião realizada com membros do PT e PV, nessa segunda-feira, 18, a presidente do PSOL em Goiás, Cíntia Dias, declarou que “andar com a direita não é uma opção para o PSOL” e considerou o projeto “totalmente contrário ao bem-estar social e que se firma na insegurança popular, no entreguismo do patrimônio goiano e no sucateamento proposital dos serviços públicos.” A aliança com José Eliton foi motivo de lamentação pela liderança do PSOL, que condenou a atuação do ex-governador e ex-PSDB por governos “perseguição aos trabalhadores e às trabalhadoras”, chamando atenção especialmente para o descaso com minorias sociais, como mulheres, negros e população LGBTQIA+.

A decisão porém, mostra fragilidade na tentativa de diálogo com representantes de centro e direita que o PT busca construir. Anteriormente, o petista Wolmir Amado já havia declarado até mesmo a possibilidade de aproximação com adversários históricos, como o PSDB, ainda que com alguma dificuldade de aliança formal, pelo objetivo comum contra os atuais governos. Apesar das críticas a Eliton, a partido afirma que segue na construção de um projeto de frente de esquerda que, inclusive, ainda considera o PT como aliado.

Nas eleições de 2018, o PSOL também teve projeto independente do PT, com lançamento de Weslei Garcia ao governo. Na mesma disputa, inclusive, José Eliton era candidato pelo PSDB.