Destroços de navio japonês da Segunda Guerra são encontrados após 80 anos no Pacífico

15 julho 2025 às 08h59

COMPARTILHAR
Mais de oito décadas após afundar durante a Segunda Guerra Mundial, o contratorpedeiro japonês Teruzuki foi localizado no fundo do Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Salomão. A descoberta foi feita por uma equipe do Ocean Exploration Trust, dos EUA, que utilizou um veículo remoto para identificar os destroços a cerca de 820 metros de profundidade. Munições não detonadas ainda estavam a bordo.
O navio, da classe Akizuki e com 122 metros de comprimento, naufragou em 12 de dezembro de 1942, após ser atingido por dois torpedos de lanchas americanas durante uma missão de escolta de comboio na costa norte de Guadalcanal. Sob o comando do contra-almirante Raizou Tanaka — conhecido como “Tanaka Tenaz” —, o Teruzuki teve o leme destruído e afundou, causando a morte de nove tripulantes. Esta é a primeira vez que o navio é visto desde o naufrágio.
Antes de ser afundado, o Teruzuki participou de combates intensos, destruindo dois contratorpedeiros americanos e danificando encouraçados com seus canhões de 100 mm.
Os destroços foram encontrados em Iron Bottom Sound, área que concentra dezenas de embarcações afundadas entre agosto e dezembro de 1942. Durante a missão, a equipe localizou a popa separada do casco por 208 metros. Imagens mostram torres de artilharia apontadas para o céu e cargas de profundidade ainda intactas no convés, contrariando a hipótese de que essas munições teriam causado a explosão que afundou o navio.
Segundo os pesquisadores, a operação exigiu extrema cautela devido à instabilidade das munições remanescentes da época. Em vídeo divulgado, um cientista alerta que alguns desses explosivos são “muito sensíveis”.
As Ilhas Salomão, a cerca de 600 km da Austrália, foram palco de combates estratégicos entre Japão e Aliados. A descoberta do Teruzuki oferece novas informações sobre as batalhas navais travadas na região.
Leia também: Há 80 anos, Estados Unidos produziram, testaram e lançaram a primeira bomba atômica contra o Japão; veja fotos