Desemprego cai pela primeira vez em quatro semanas
10 julho 2020 às 14h10

COMPARTILHAR
Apesar de queda, número de desempregados continua alto comparado ao mês de maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou levantamento nesta sexta-feira, 10, em que constata a primeira queda de desemprego das últimas quatro semanas. Segundo os dados, 11.753 milhões de pessoas estavam desempregadas na terceira semana de junho, 100 mil a menos que na semana anterior.
Entretanto, quando comparado com a semana entre 31 de maio a 6 de junho, o número é superior em 525 mil desempregos. O estudo Pnad Covid19 tem objetivo de analisar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e na sociedade.
A informalidade também teve queda. Segundo a Pnad Covid19, 28,4 milhões de brasileiros trabalhavam de maneira informal na terceira semana de junho, 800 mil a menos que na semana anterior. Os informais não possuem carteira assinada, são trabalhadores domésticos sem carteira, trabalhadores sem CNPJ e empregadores sem CNPJ. Com isso, a informalidade caiu de 35% para 33,9% entre a segunda e terceira semana de junho.
Já os trabalhadores afastados do local de trabalho em decorrência da pandemia caiu 1,3 milhão, cerca de 13,3%. Isso significa o retorno dessas pessoas para as atividades de trabalho. Na primeira semana de maio, os trabalhadores afastados representavam 19,8% da população ocupada.