Desaprovação de Lula chega a 57% e presidente é apontado como culpado pelo escândalo do INSS por 31%

04 junho 2025 às 07h21

COMPARTILHAR
A desaprovação do presidente Lula da Silva (PT) chega ao pior índice desde o início do mandato, segundo pesquisa Genial/Quaest publicada na manhã desta quarta-feira, 4. Oscilando para cima dentro da margem de erro, a porção de eleitores brasileiros que desaprovam a gestão do governo federal é de 57%. Já a aprovação do presidente oscilou para baixo dentro da margem de erro, 40%.
Outra má notícia para Lula é que 31% da população acredita que seu governo é o principal responsável pelos desvios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 50% dos entrevistados defende uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. O próprio INSS é apontado como culpado por 14% das pessoas. Apenas 8% das pessoas citam Jair Bolsonaro (PL) como responsável pelo escândalo.
Entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno das eleições de 2022, 13% acreditam que o presidente foi responsável pelo escândalo do INSS. Na opinião da maioria dos entrevistados (52%), os recursos para reembolsar aposentados lesados devem vir dos fundos das instituições investigadas que foram bloqueados pela Justiça. Os que acreditam que o Tesouro Público deve ressarcir os aposentados e pensionistas são 41%.
Na área econômica, os indicadores são mais positivos. Em março deste ano, 56% achavam que a economia tinha piorado nos últimos 12 meses; hoje, 48% têm sensação de piora. Os que avaliam houve melhora eram 16% e agora são 18%. Para 30%, ficou do mesmo jeito. Na pesquisa anterior, 88% da população percebia aumento no preços dos alimentos, hoje são 79%. A inflação dos combustíveis foi percebida por 54% (eram 70%). O aumento das contas de água e luz foi sentido por 60% (eram 65% em março).
A pesquisa foi feita com 2.004 brasileiros pessoalmente entre os dias 29 de maio a 1º de junho.