Deputados encaminham pedido de formação de comissão para debater consequências dos temporais no país

11 janeiro 2022 às 20h18

COMPARTILHAR
Documento foi encaminhado ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Número de desabrigados por conta das chuvas passa de 16 mil

O deputado federal Elias Vaz (PSB) enviou um requerimento, na última segunda-feira (10), ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, para pedir convocação e instalação de uma Comissão Representativa. O objetivo é discutir soluções para ajudar vítimas das fortes chuvas no país. Em todo Brasil, o número de desabrigados passou de 16 mil, e mais de 19 mil estão desalojados. Há mais 300 feridos.
Elias Vaz defende que a situação caótica, causada pelas chuvas em diversas partes do Brasil, merece debate dos congressistas. “Essa Casa não pode esperar o retorno do recesso parlamentar para oferecer ajuda à população. É preciso que esse Parlamento se debruce sobre o problema em busca de soluções para essas famílias”, pontuou o deputado Elias Vaz.
Em Goiás, cidades como Pirenópolis, Corumbá e Araguaia estão em situação de alerta para enchentes e deslizamentos. Em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, cerca de 400 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é de novas inundações e deslizamentos de terras no país.
A Comissão Representativa serve para discutir temas urgentes durante períodos de recesso parlamentar. Ao todo sete senadores, 16 deputados e 16 suplentes compõem a Comissão.