Deputados do União Brasil veem risco de esvaziamento da legenda em Goiás caso Caiado deixe o partido

08 outubro 2025 às 07h30

COMPARTILHAR
Deputados estaduais do União Brasil avaliam que uma eventual desfiliação do governador Ronaldo Caiado, devido à falta de espaço na federação com o PP para disputar a Presidência da República, pode esvaziar a legenda em Goiás.
O clima na legenda acirrou após a fala excludente do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, com quem o União Brasil está em processo de federação, que ignorou o peso da candidatura de Ronaldo Caiado ao Palácio do Planalto. Em reposta o governador disse que o senador “tenta decidir por Bolsonaro quais deveriam ser os candidatos a presidente, colocando Tarcísio como prefeito e o governador Ratinho Jr. como reserva”.
Com convites em abertos, como o Solidariedade, de Paulinho da Força, Caiado busca se manter no páreo para a disputa presidencial. Além do Solidariedade, Caiado mantem conversas com o Podemos, comandado por Renata Abreu.
Líder do UB na Assembleia, deputado Lincoln Tejota, aponta que a saída de Caiado da legenda “com certeza tende a esvaziar o partido em Goiás”. Ele pontual que Caiado tenta se viabilizar para a disputa, já aparece em pesquisas e “tem um bom projeto para apresentar para o país”.
Uma avaliação de caminho a seguir só será tomada, claro, após qualquer decisão do governador, mas os parlamentares da legenda já articulam uma reunião com Caiado e Gracinha Caiado, para entender os próximos rumos. “Natural que quem sair vai buscar conversar com o Daniel Vilela, outros aqui se aglomeram na possibilidade de uma aliança com algumas chapas, mas o primeiro passo é ouvir o governador”, pontua.
Já o líder do governo na Assembleia, deputado Talles Barreto, também aponta a possibilidade de esvaziamento do partido e reafirma que todo o processo será comandado por Caiado. “Eu não tenho dúvidas que o que ele definir nós vamos caminhar juntos com ele, seja no União Brasil ou em outro partido. Agora, a minha história com Caiado é da época do PFL, nós temos uma origem e eu tenho a convicção que ele vai a decisão que ele tomar vai ser a melhor para que tenhamos uma candidatura forte com Daniel e Gracinha”, afirma.
Leia também:
Longe de ser novidade, conversas de Caiado com outros partidos voltam a ser destaque; veja quais são