O deputado federal Samuel Santos (Podemos) explicou, em entrevista ao Jornal Opção, os motivos que o levaram a votar a favor da continuidade da ação penal contra o colega Gustavo Gayer (PL-GO), decisão que gerou curiosidade pelo seu posicionamento, considerado conservador.

Ao ser questionado sobre o seu voto para não suspender a ação, Santos afirmou: “Qualquer acusação sem prova, a gente não deve apoiar. Não se deve apoiar acusação sem provas. E foi justamente por esse lado que eu fui.”

O deputado detalhou que sua decisão não teve relação com linhas ideológicas ou alinhamento político com outros parlamentares. “Foi também a questão de relacionamento. A gente quase não tem relacionamento com o próprio deputado. E o meu voto por isso também.”

Sobre a relação com o senador Vanderlan Cardoso, quem apresentou a queixa-crime contra Gayer, Santos disse: “O deputado não tem provas contra o senador, a qual ele acusou. Essa é a questão.”

Ele reforçou que a decisão foi independente de amizades ou alianças políticas. “Sou amigo do Vanderlan, mas ele nem falou comigo, nem pediu.” Confira a entrevista em áudio com o deputado:

Entenda o caso

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta, 15, a suspensão da ação penal contra o deputado Gustavo Gayer, investigado por calúnia, injúria e difamação. A medida recebeu 268 votos favoráveis, 167 contrários e 4 abstenções.

O pedido, feito pelo PL, refere-se a uma queixa-crime apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que acusa Gayer de ofensas em vídeo de fevereiro de 2023, no qual teria chamado Vanderlan e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) de “dois vagabundos” que “viraram as costas para o povo em troca de comissão”.

A representação também cita supostas ofensas aos senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União-AP). Na semana passada, a CCJ já havia aprovado parecer favorável à suspensão, com base no artigo 53 da Constituição, que garante inviolabilidade civil e penal a parlamentares pelas opiniões, palavras e votos.

Veja como cada deputado votou:

Célio SilveiraMDBGONão
Marussa BoldrinMDBGOSim
Daniel AgrobomPLGOSim
Gustavo GayerPLGOSim
Professor AlcidesPLGOSim
Samuel SantosPodemosGONão
Magda MofattoPRDGOSim
Dr. Ismael AlexandrinoPSDGOSim
Delegada Adriana AccorsiPTGONão
Rubens OtoniPTGONão
Jeferson RodriguesRepublicanosGOSim
Dr. Zacharias CalilUniãoGOSim
Silvye AlvesUniãoGOSim

Leia também: