Presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Thiago Peixoto (PSD) quer que prefeito de São Paulo participe de audiência pública sobre arte de rua

Prefeito João Doria e o deputado Thiago Peixoto | Fotos: Diogo Moreira e Fernando Leite/ Jornal Opção

O presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO), fez um convite ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para que ele vá a uma audiência pública para discutir grafite e arte de rua.

“Ele promoveu uma ação na capital paulista contra pichações, que acabou chegando ao grafite e arte de rua, o que gerando polêmica. Queremos saber sobre essa experiência e trazer mais luz sobre o tema”, disse o parlamentar.

O convite formal de foi tema de nota na Coluna do Estadão, do jornal “O Estado de São Paulo”. A tendência é que a audiência pública seja realizada no próximo mês. O prefeito ainda não confirmou participação.

“Admiro o grafite como arte urbana, como arte de rua. É claro que é preciso separar o que é pichação, grafitagem não autorizada de espaços públicos ou particulares e grafite como arte”, acrescentou o goiano.

Presidente da Comissão de Cultura desde março, Peixoto destacou que pretende discutir com profundidade a arte de rua. “É um tema interessante e precisamos nos despir de preconceitos. A ação de Doria em São Paulo, por exemplo, foi aplaudida por muitos e criticada por outros tantos. Creio que um movimento indiscriminado de combate pode levar à perda de grafites e murais que já estão incorporados à realidade das cidades e ajuda a embelezar as ruas, como foi na 23 de Maio, em São Paulo. De qualquer forma, reafirmo, grafite não é pichação”, reitera.

Programação

Para a audiência pública, além de Doria, foram convidados representantes da arte de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, além de especialistas.

“Queremos fazer um debate aberto entre os diferentes lados para entender o que pode ser feito sem gerar desgastes”, explicou.

O parlamentar se diz admirador do grafite e não é apenas força de expressão. Em março, ele convidou o artista Homero para grafitar o conhecido Coração da Rua em uma das paredes do apartamento do deputado em Goiânia.