Deputada democrata pede que governo Trump apresente justificativas à taxação aos produtos brasileiros
31 agosto 2025 às 15h39

COMPARTILHAR
A deputada americana Alexandria Ocasio-Cortez, conhecida como AOC, do Partido Democrata, solicitou que o governo apresente os motivos pelas quais o Brasil seria uma ameaça aos Estados Unidos, e que justifique as sanções aplicadas por Donald Trump. AOC pede que enviem ao Congresso um relatório apontando as políticas brasileiras que “constituem uma ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, à política externa e economia dos EUA. A informação é da Folha de São Paulo.
Essa foi a justificativa apresentada por Trump para taxa os produtos brasileiros exportados aos EUA. Além de uma explicação, a deputada pede que a Secretaria da Defesa avalie o impacto da sanção nas relações entre ls países, “as duas maiores democracias do hemisfério”, disse ela. O pedido foi feito em uma proposta de emenda ao projeto de lei que define o Orçamento da Defesa dos EUA, que já tem 985 propostas de emenda.
“Instrui o Departamento de Defesa a conduzir uma avaliação sobre se a imposição de tarifas ao
Brasil, em resposta a processos judiciais realizados de acordo com a legislação e os princípios constitucionais brasileiros, contribui para os objetivos de segurança nacional dos EUA na região e no cenário global”, diz a proposta de emenda.
A taxa de 50% a exportações brasileiras entrou em vigor no dia 6 de agosto. Mesmo se tratando de uma medida econômica, o decreto é muito político. No documento, Trump critica o governo Lula e judiciário brasileiro, mencionando diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será julgado nesta semana por tentativa de golpe de Estado.
Outras emendas sobre o Brasil
Em 2023, a deputada veio ao Brasil e visitou o Palácio do Planalto, onde conversou com sobre os ataques de 8 de janeiro de 2023 e sobre a ditadura militar. No mesmo ano, tentou aprovar uma emenda pedindo que o Departamento de Estado dos EUA liberasse documentos da inteligência americana sobre a ditadura militar brasileira.
Leia também: Defesa de Bolsonaro se espelha em julgamento de Lula; veja semelhanças
