COMPARTILHAR

O Jornal Opção está publicando uma série de depoimentos de personalidades da cultura de Goiás sobre a Casa de Bariani Ortencio. Qual a importância da Casa de Bariani Ortencio e do escritor para a cultura goiana? O poder público deveria adquirir o imóvel para transformá-lo num espaço cultural de todos os goianos?

Abílio Wolney Aires Neto

Escritor, pesquisador e crítico literário

Abílio Wolney juiz e escritor Foto Facebook 300 por 300

“Bariani Ortencio é voz essencial da cultura goiana, autor de obras que documentam a linguagem, os usos e as memórias do Brasil Central — entre elas, o reconhecido ‘Dicionário do Brasil Central’.

“A casa onde viveu guarda não apenas objetos, mas o acervo documental e a atmosfera criadora do autor; é, portanto, patrimônio imaterial do povo de Goiás. O poder público deveria adquirir o imóvel e transformá-lo em espaço cultural público, conforme o desejo manifesto de Bariani, fazendo da casa sede do Instituto que leva seu nome.

“Preservar esse lugar é manter viva a presença do cerrado na palavra e garantir às novas gerações o acesso direto à nossa memória literária.”

Abílio Wolney Aires Neto, juiz de Direito, é membro da Academia Goiana de Letras, do Instituto Bernardo Élis (Icebe), IHGG e UBE-Goiás.