Delúbio Soares comemora 70 anos, com rosto e corpo de 40, e será candidato a deputado federal
18 outubro 2025 às 14h50

COMPARTILHAR
Delúbio Soares deu aulas de matemática no Lyceu de Goiânia. Foi líder dos professores. Mesmo popular, e com prestígio nacional — é amigo do presidente Lula da Silva, o petista-chefe —, optou por atuar nos bastidores do PT — deixando o palco para estrelas como Pedro Wilson (o decano), Darci Accorsi, Athos Magno, Paulo Garcia, Neyde Aparecida, Osmar Magalhães, Adriana Accorsi, Luis Cesar Bueno, Mauro Rubem, Neyde Aparecida, Edward Madureira, Rubens Otoni, Antônio Gomide, Serjão Dias, Olavo Noleto, Wolmir Amado, Fabrício Rosa, Kátia Maria, entre outros.
Nos bastidores, com sua veia diplomática, Delúbio Soares armava o palco para os companheiros de jornada. Nem todos muito gratos ao seu trabalho, às vezes invisível. Sua atuação não se deu apenas em Goiás. Na verdade, o professor atuou em todo o país — se tornando, mesmo sem mandato, um político nacional.

Alguns petistas traíram Lula da Silva. Mas Delúbio Soares resistiu a todas as pressões e se manteve leal. Ele sempre foi assim: leal ao PT e aos seus aliados. É o típico de político com o qual se pode contar.
Delúbio Soares vai fazer 70 anos em 6 de novembro deste ano. Mas a comemoração será antecipada para o domingo, 19, das 12 as 18 horas. A festa será na Chácara Fenícia, no Setor Parque Amazônia, em Goiânia. Exige-se, para a entrada, ingresso — digital ou não.
De acordo com Luis Cesar Bueno — que será um dos coordenadores da campanha de Delúbio Soares a deputado federal, em 2026, daqui a 11 meses —, 1.200 pessoas já confirmaram que irão à festa. Mas acredita-se que ao menos 2 mil pessoas comparecerão.
O diplomata que o Itamaraty perdeu para o PT

O PT às vezes é uma bolha. Mas, quanto a Delúbio Soares, não é. O petista comunica-se fortemente com a militância, mas mantém interlocução com pessoas e líderes de segmentos que não são do PT e nem comungam de suas ideias.
Por isso, um dirigente petista disse ao Jornal Opção: “Delúbio Soares quer ser deputado. Mas todos que o conhecem sabem: deveria estar no Itamaraty, dado seu caráter diplomático. Ideologias divergentes nunca atrapalharam seus relacionamentos”.
Os cabelos de Delúbio Soares estão brancos — afinal, 70 não são 40 anos. Mas aquem conversa com ele e observa seu semblante percebe que o professor e ex-tesoureiro nacional do PT permanece jovem. É como Dorian Gray. (Euler de França Belém)
