Advogado aguarda emissão de laudo médico que dirá se médium possui condições de permanecer recluso. “Mas estamos nos aproximado de um mês sem respostas”, lamenta 

Foto: Divulgação

O Jornal Opção conversou, na manhã desta quarta-feira, 18, com a defesa de João Teixeira de Faria, o João de Deus. De acordo com o advogado, o médium ainda aguarda a emissão do laudo médico, expedido pela junta médica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que irá atestar se João Teixeira possui condições de permanecer recluso ou responderá em prisão domiciliar.

“Não há uma previsão em relação a emissão desse laudo. São três psiquiatras e sete clínicos gerais que o avaliam individualmente e dão seus pareceres. Posteriormente é montado um colegiado para que se chegue em um resultado conjunto”, explicou a defesa.

O advogado acrescentou, ainda, que normalmente o prazo para expedição desse documento varia entre 15 e 20 dias. “Mas como no caso do senhor João tudo é mais demorado, já estamos nos aproximando de um mês sem respostas”. A defesa tem cobrado constantemente a emissão deste relatório, no entanto, a junta médica justifica a demora, segundo o jurista, pelo “sistema defasado e poucos funcionários”.

A reportagem questionou o Tribunal de Justiça sobre as afirmações. O TJGO esclareceu que a junta médica justificou o atraso devido ao “grande volume de documentos médicos” a serem analisados. “São mais de 500 páginas de exames e prontuários, entre outros documentos, além de várias queixas, doenças e dezenas de outros quesitos”.

Situação

Ainda de acordo com o advogado, as tonturas e desmaios do médium foram agravados com o calor intenso das últimas semanas. “Mas o cenário, de modo geral, continua o mesmo. Ele está bem fraco. Pedimos que a juíza fosse até sua cela para que pudesse verificar pessoalmente a situação do local. Existem muitas oscilações no piso, degraus nos locais de acesso e outras dificuldades”.