Davi Alcolumbre e Hugo Motta não participam da cerimônia de sanção do IR no Planalto e escalam crise entre os Poderes
26 novembro 2025 às 11h15

COMPARTILHAR
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e do Senado, Davi Alcolumbre (UB), não participaram da cerimônia da sanção do projeto que isenta o Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil de salário mensal. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 26, no Palácio do Planalto. A ausência demonstra uma escala na crise entre os Poderes.
A cerimônia contou com a presença de deputados e senadores. A proposta foi apresentada pelo governo em março deste ano e foi aprovada, por unanimidade, no início de novembro. A assessoria de Hugo Motta disse que a ausência dele vem por conta da “agenda intensa.” Já a equipe de Alcolumbre informou que passará a manhã em reunião com senadores.
A decisão, que foi combinada entre os dois, mostra que a insatisfação entre eles, agora, cai no colo de Lula, já que, anteriormente, as ações deles miravam os líderes do PT no Senado – Jaques Wagner- e na Câmara – Lindberg Farias-, com quem os presidentes se diziam rompidos.
O convite de Lula ainda considerava discursos que seriam realizados pelos dois. Davi Alcolumbre abriu guerra com o governo federal após Lula decidir indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi contra o candidato do presidente do Senado, que tinha preferência ao nome de Rodrigo Pacheco (PSD) para ocupar a vaga que será deixada por Luís Roberto Barroso na Corte, que pediu aposentadoria antecipada.
Já Motta tem uma série de atritos com o Planalto desde que trabalhou para que a proposta de aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) fosse rejeitado na Câmara dos Deputados. Além disso, houve desentendimentos perante o projeto da Lei Antifacção, em que o presidente da Câmara indicou o deputado Guilherme Derrite (PP) para relatoria. O parlamentar é desafeto do governo.
