Damares Alves diz que famílias que optarem por educação domiciliar deverão se cadastrar

07 março 2019 às 19h32

COMPARTILHAR
Ministra diz que modelo de avaliações que serão aplicadas às crianças e periodicidade de idas à escola ainda estão em discussão
Francisco Costa
Já está pronta a primeira versão da medida provisória (MP) que trata da regulamentação da educação domiciliar (mas esta só será divulgada quando o texto for finalizado). Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, as famílias que optarem pela modalidade deverão fazer um cadastro.
Ainda segundo ela, as crianças passarão periodicamente por avaliações. “Não vai ser uma coisa solta. As famílias que estão optando pelo ensino domiciliar serão cadastradas, a escola vai saber, o Ministério da Educação vai saber, o Ministério da Família vai saber. Vamos ter a fiscalização, o controle, as crianças serão visitadas e elas passarão por avaliações”, afirmou. Ela garante que estes estudantes também serão inseridos em atividades culturais e esportivas, mesmo que não frequentem a escola.
Em debate
Ainda está em discussão, conforme a ministra, o modelo das avaliações que serão aplicadas às crianças do ensino domiciliar. Entre as dúvidas, está a periodicidade: semestral ou anual? E, ainda, se o aluno deverá ir à escola uma vez a cada trimestre.