A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou nesta quarta-feira, 27, que está em tratamento contra o câncer. Durante sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado, ela revelou o diagnóstico e pediu o encerramento da reunião, afirmando estar em seu “limite físico”.

Sem especificar o tipo da doença, Damares relatou que o diagnóstico foi feito em 18 de julho. O portal Metrópoles apurou que se trata de um câncer de mama. A senadora contou que passou por uma série de exames em apenas 18 dias, o que possibilitou a realização rápida de cirurgia.

“Com cinco dias de operada, eu já estava aqui no Senado trabalhando. Com dor, com todos os cuidados, mas estava. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou. Na segunda-feira começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória. Já estou declarando que estou curada”, afirmou.

A parlamentar enfatizou a importância do diagnóstico precoce no tratamento contra o câncer. Segundo ela, a rapidez nos exames e o acompanhamento médico foram decisivos para enfrentar a doença.

Mesmo em recuperação da cirurgia, Damares afirmou que não se afastou das atividades legislativas, participando das sessões e comissões do Senado. “Foi difícil apenas não poder abraçar os colegas nesse período”, disse.

Durante a fala na Comissão de Direitos Humanos, que presidia no momento, a senadora declarou que não se sentia bem e pediu para encerrar a reunião. Mais cedo, já havia feito o mesmo anúncio na Comissão de Assuntos Sociais, tornando público o diagnóstico pela primeira vez.

“Requer coragem fazer este anúncio público. Mas já estou no enfrentamento da doença e pronta para vencer essa etapa da minha vida”, completou a senadora.

Leia também

“Perdão PT, nós erramos”, diz senadora Damares Alves; veja o vídeo